Folha de S. Paulo
Duas novas iniciativas, no Rio e em São Paulo, testam o potencial de engajamento da população na troca de recicláveis por benefícios como bilhetes de transporte público e descontos.
No Rio, latas, garrafas e embalagens vazias valem passagens no sistema de ônibus BRT. Na estação Alvorada, na Barra da Tijuca, há uma máquina instalada desde o último dia 19 de outubro. Para ter um bilhete, o usuário se cadastra com seu CPF e entrega latas de alumínio de até 500 ml, garrafas PET de até três litros e embalagens de qualquer produto da Natura, que patrocina a iniciativa.
O projeto faz parte do programa Mobilidade Reciclada, do coletivo Benfeitoria, em parceria com a prefeitura.
Em São Paulo, a Retorna Machine foi instalada na estação Sé do Metrô no fim de setembro para receber garrafas PET e latas de alumínio e retribuir com pontos, que podem ser trocados por recarga no Bilhete Único. Há outras máquinas nos Shoppings Butantã, Jardim Sul e Metrô Santa Cruz.
Para participar, é necessário abrir uma conta na máquina, no site ou no aplicativo, produzidos pela Triciclo Soluções Sustentáveis.
Hoje são mais de 850 clientes cadastrados, o que dá uma média de 140 novos por mês. Desde a implantação, a iniciativa deu aos participantes cerca de R$ 4 mil em bônus. Seis deles zeraram contas com seus créditos. O maior bônus foi de R$ 56,31. (Folha de S. Paulo)