Ônix ganha pela 2ª vez o Prêmio Maior Valor de Revenda

 

O Mundo em Movimento

 

Não há dúvidas de que os aspectos subjetivos são determinantes na compra de um carro e que o consumidor acaba se deixando levar pela emoção. Não fosse assim, para que tanto investimento em mensagens subliminares nas propagandas?

 

Mas por mais que o coração seja determinante na decisão de compra, o consumidor sempre leva em conta os aspectos racionais. Afinal, não é a toda hora que ele investe uma pequena fortuna num bem de consumo. Qualquer que seja a categoria do carro e o poder aquisitivo da pessoa, trata-se sempre de uma operação dolorida para o bolso.

 

Num mercado onde a maior parte das vendas são de carros pequenos e num momento em que o consumidor tem dúvidas em relação ao futuro (e portanto investe com parcimônia), o principal atributo na hora da compra de um carro zero é o valor de revenda. Ninguém quer se arriscar a perder muito dinheiro na hora da troca.

 

Daí a importância de conhecer qual o comportamento do carro depois que ele sai da concessionária. Esse é o objetivo do estudo de Depreciação feito pela Agência Auto Informe, com números da Molicar, que resultou no Prêmio Maior Valor de Revenda, reconhecendo os modelos de cada categoria que obtiveram o maior valor de revenda após um ano de uso.

 

O grande campeão do Prêmio Maior Valor de Revenda Autos 2015, entregue nesta quarta-feira em cerimônia em São Paulo, é o Ônix, da GM, que obteve uma depreciação de apenas 7,6% depois de um ano.

 

Outros 13 carros receberam os prêmios por categoria, sendo que a GM ganhou também (além do hath pequeno e do campeão geral com o Onix) o prêmio no segmento de Minivan, com a Spin, com uma depreciação de 11,9%.

 

A Fiat foi a marca que teve o maior número de homenagens, ganhando os prêmios de Hatch Premium, com o Cinquecento (depreciação de 12,6%); o de Perua, com o Palio Weekend (12,7%) e o da Picape Pequena, com a Strada (-9,6%).

 

A Volkswagen ganhou o prêmio de Carro de Entrada, com o Up, que registrou depreciação de apenas 8,3% após um ano de uso e venceu também na categoria Hatch Médio com o Golf, com índice de 10%.

 

Com um índice abaixo dos 10%, o HB20S foi o sedã pequeno campeão na sua categoria. O carro da Hyundai registrou depreciação de apenas 9,1% após um ano de uso.

 

A Toyota, a Honda e a Ford ganharam em duas categorias cada. O prêmio de Picape Média ficou com a Hilux, que teve – 11,2% e o Corolla venceu entre os sedãs médios, com 11,4%.

 

A Ford venceu na categoria Sedã Grande, com o Fusion, que teve depreciação de 12,8% e nos Utilitários Esportivos Pequenos, onde o Ecosport registrou uma desvalorização de 13,2%.

 

O CRV, da categoria Utilitário Esportivo Grande (-12%) e o Fit, na categoria Monovolume (-11,1%), deram dois prêmios para a Honda.

 

Além disso, foram destacados os dez carros com o maior valor de revenda, independentemente de categorias. Nesse quesito vale destacar o bom desempenho do Hyundai HB20, segundo colocado no ranking geral e com depreciação de 8%, apenas dois décimos atrás do campeão Ônix. O Ford Fiesta foi o terceiro, com índice de 8,1% e Renault Sandero foi o quarto carro menos depreciado do Brasil, com depreciação de apenas 8,2%. (O Mundo em Movimento/Joel Leite)