Jornal do Carro
O câmbio automatizado para o motor 1.6, novidade da linha EcoSport, deve ser apenas o início da ofensiva da Ford para melhorar as vendas do modelo. A nova opção deverá responder por cerca de 30% das vendas do utilitário-esportivo. Mas o que a montadora fará a respeito dos outros 70%? Conforme informações de fontes, ela pretende reduzir os preços da linha EcoSport, para melhorar o custo-benefício do modelo.
Atualmente, o modelo tem preço inicial de R$ 67.700, para a versão 1.6 manual. A 1.6 automatizada parte de R$ 71.900 – há uma opção por R$ 68.690, mas esta é destinada a frotistas. Para o consumidor final, a espera é de 90 dias.
Toda essa movimentação, que deve incluir reestilização no ano que vem, é porque Honda HR-V e Jeep Renegade chegaram no primeiro semestre abalando a ordem estabelecida. De acordo com números da Ford, em fevereiro (antes da estreia dos dois novos concorrentes), o segmento de aventureiros compactos representava 4,3% do total do mercado, sendo que o EcoSport tinha quase um terço disso.
Em agosto, a categoria já havia dobrado de tamanho. Graças às novidades, o segmento saltou para 9,7% do mercado, e o EcoSport não acompanhou o ritmo. Enquanto o Ford passou o ano com vendas abaixo de 3 mil unidades mensais, os novatos da Honda e da Jeep superam as 4 mil. Em agosto, o EcoSport teve 2.965 unidades emplacadas. O Renegade alcançou 4.598 veículos, e o HR-V, 5.435 unidades. (Jornal do Carro)