UOL Carros
A estreia mundial da quarta geração do Toyota Prius, que aconteceu no início deste mês, não impediu que a marca apresentasse o híbrido, um de seus maiores lançamentos no ano, no Salão de Frankfurt 2015.
Um dos carros “verdes” mais vendidos do mundo, o modelo passou por uma profunda reformulação e começou a ser produzido sobre a nova plataforma global da empresa, a TNGA (“nova arquitetura global da Toyota”, na sigla em inglês).
As vendas começam ainda este ano no Japão, logo após a apresentação do carro no Salão de Tóquio, e ao longo de 2016 nos mercados onde ele comercializado.
Frente é mais harmônica, embora não menos arrojada; vincos do capô, contornos dos faróis em forma de bumerague, nichos das luzes de neblina, quase todos os elementos possuem base triangular, com extremidades que se encontram em um mesmo ponto: a insígnia da marca Leia mais Uwe Anspach/EFE
Tudo novo
O estilo visual é herdado do Mirai, modelo movido a pilha de hidrogênio. O novo Prius está mais comprido, largo e baixo (o que garante mais espaço interno e maior estabilidade, além de mais segurança e melhor dirigibilidade), mas também mais dinâmico (com novo conjunto de suspensões e chassis mais firme) e tecnológico.
Segundo a marca, equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema anti-colisão e de detecção de pedestres, faróis automáticos e alerta de colisão lateral também estão garantidos. O principal ganho, porém, diz respeito à autonomia: ainda sem revelar números oficiais, a empresa afirma que o desempenho deve ser ampliado em cerca de 10%. (UOL Carros/Benê Gomes)