Carplace
Sem grandes novidades em termos de lançamentos, a Ford apresentou em estande no Salão de Frankfurt os modelos Edge e Ranger, além do EcoSport, que ganhou novidades no visual e melhorias em termos de dirigibilidade e oferta de equipamentos.
Desenvolvido no Brasil, o EcoSport ainda não emplacou na Europa – e agora a situação fica pior com a chegada de concorrentes como o Honda HR-V e Jeep Renegade, recém-lançados por lá. Para se manter competitivo, o SUV compacto da Ford recebeu atualizações discretas no visual, dinâmica melhorada e oferta de novos itens – a principal novidade é inédita opção de remover o estepe montado na tampa traseira.
Internamente, as novidades ficam por conta dos bancos parcialmente revestidos em couro na versão Titanium, novo volante, detalhes de acabamento cromados e sistema Sync com tela de 4?. Também está disponível um novo pacote com aquecimento para o para-brisas (desembaçador), retrovisores externos e bancos dianteiros.
O EcoSport também está melhor ao volante: a marca recalibrou amortecedores e molas, rebaixou a suspensão em 10 mm, colocou uma nova barra de torção traseira e reconfigurou o controle de estabilidade e a direção elétrica. Ruídos e vibrações também foram reduzidos com a aplicação de mais revestimento anti-ruído nas portas e painel.
Em relação a gama de motores, a única mudança é no 1.5 TDCi diesel, que ganhou 5 cv de potência e agora vai a 95 cv, entregando consumo médio de 22,7 km/l. O motor 1.0 EcoBoost de 125 cv faz 18,5 km/l.
Com preço inicial de 14.990 euros (R$ 65,2 mil numa conversão direta) na Alemanha, o modelo traz de série sete airbags, controles de estabilidade e tração, volante multifuncional, porta-luvas refrigerado e ar condicionado, entre outros. (Carplace/Julio Cesar)