Daily Minibus elétrico chega ao Brasil para período de testes

Portal CIMM

 

Seguindo a linha de desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com o compromisso de uma mobilidade segura, sustentável e eficiente, a Iveco apresenta seu conceito de transporte com energia 100% limpa e renovável: o Daily Minibus Elétrico. Desenvolvido na Europa, o veículo chega ao Brasil para testes com a equipe de engenharia e inovação da marca. O objetivo é explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica na movimentação de passageiros.

 

Segundo Fábio Nicora, gestor da área de Inovação da Iveco para a América Latina, a ideia é aprimorar o projeto e adequar o modelo para atender as demandas que o mercado necessita. “O Daily Elétrico já roda em alguns países da Europa, porém, para o Brasil e toda a América Latina, precisamos entender as necessidades do segmento, como também a utilização do produto, de acordo com as diferenças climáticas e de  aplicações dos clientes.”

 

Nicora relembra ainda que o projeto tem a parceria com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). “Como em todo novo projeto, a interação com instituições e seus diversos especialistas cria um ambiente ideal de pesquisa para trabalhar toda as possibilidades da tecnologia, verificando as variáveis de durabilidade, custos, performance e até mesmo a aceitação do mercado”, comenta.

 

Daily Elétrico

 

O protótipo está equipado com baterias de sódio e níquel FIAMM SONICK Z5, que alimentam um motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado por um inversor de potência refrigerado a água.

 

As baterias não exigem manutenção, e também não possuem efeito memória, isto é, não “viciam”. Em outras palavras, a carga pode ser feita com qualquer quantidade residual de energia. O tempo de recarga é de até oito horas para cada ciclo – quando estão completamente descarregadas.

 

Cada uma das baterias é hermeticamente fechada em um invólucro metálico, que isola totalmente a parte ativa do ambiente externo, garantindo a mesma performance, seja com temperatura ambiente elevada ou muito baixa. Ao contrário das outras tecnologias disponíveis no mercado, os componentes da bateria FIAMM SONICK não liberam hidrogênio durante a carga. Além disso, são três vezes mais leves do que o modelo de chumbo-ácido comum, com capacidade similar de armazenamento de energia.

 

O sistema de tração elétrica desenvolvido pela Iveco é adequado para operações de logística urbana do veículo, permitindo o uso eficiente da energia embarcada, por exemplo, durante a frenagem, quando o sistema funciona como um gerador que converte a energia cinética em energia de tração. Além disso, o Daily Elétrico poupa sua carga ao desligar a direção assistida, nas ocasiões que o veículo está parado. As luzes se alimentam de um sistema de abastecimento de energia 12 V, disponível em uma bateria paralela. Com relação à velocidade e ao desempenho, o veículo pode chegar a até 70 km/h, e sua autonomia varia de 90 km a 130 km, com carga energética completa, dependendo do número de baterias e da utilização.

 

Já quando falamos em performance e potência, com carga plena, e em uma situação de arrancada em rampa, o veículo suporta inclinações de até 18%, atendendo as missões mais comuns das áreas urbanas, como a distribuição de produtos e mercadorias, e o transporte de pessoas. Seguindo também o padrão de qualidade, segurança e conforto da linha Daily, o carro também está equipado com freios ABS e airbag.

 

O zelo com a robustez da estrutura, que é o principal destaque da linha Daily no mercado mundial, se mantém o mesmo. Montado sobre o chassi-escada, o equipamento garante rigidez, resistência à fadiga e maior durabilidade do segmento. Por esse motivo, a Iveco pode oferecer, nas versões furgão e chassi cabine, o peso máximo de 7 toneladas. Na prática, resulta em uma capacidade de carga superior à de muitos veículos da linha de gama média.

 

A intercomunicação de todos os componentes elétricos acontece com uma unidade de controle dedicado, que é gerenciada por meio de uma rede CAN. Os sistemas auxiliares, como o resfriamento das baterias e da bomba para o Brake Assist, são acionados por motores elétricos, controlados por um  conversor 12v DC/DC.

 

O painel, por sua vez, permite o monitoramento, das condições do sistema elétrico, exibindo informações necessárias para a condução do veículo: estado da carga, tensão, temperatura da bateria e indicações sobre as condições de funcionamento do sistema de propulsão elétrica. (Portal CIMM)