Carplace
Até então programada para o final de 2016, a reestilização de meia-vida da atual geração do Volkswagen Golf deverá estrear um pouco antes. Conforme relata a revista alemã Auto Bild, a lançamento do facelifit do médio na Europa está previsto para o mês de março, com grandes chances de apresentação pública no Salão de Genebra. São esperadas atualizações leves no visual, mas grandes evoluções em termos de tecnologia. Entre as principais, destaque para o quadro de instrumentos com elementos digitais e o sistema de condução autônoma até os 60 km/h – uma versão aprimorada do controlador de velocidade ativo ACC.
Visualmente, explica a publicação, a proposta atual será apenas revisada. A dianteira, por exemplo, ganhará para-choque com mais filetes horizontais na parte inferior, faróis de neblina com desenho mais delgado, entrada de ar ampliada e faróis com tecnologia full-LED. Laterais terão apenas rodas com novo design, enquanto a traseira vai incorporar para-choque remodelado e novo difusor, além de lanternas com elementos internos revistos, além de LEDs de iluminação contínua (não mais os pequenos pontos de luz).
Por dentro os avanços tecnológicos serão bastante acentuados. Nas versões GTI e R, por exemplo, o quadro de instrumentos será completamente digital, a exemplo do novo Passat e dos Audi TT e A4. O sistema, além do velocímetro e conta-giros, abriga as funções de computador de bordo e entretenimento, sendo totalmente configurável. Por fim, haverá ainda uma central multimídia com controle por gestos.
E no Brasil?
Por aqui o Golf nacional estreia em setembro (veja flagra!), produzido em São José dos Pinhais (PR). Mantendo o design atual, vai ganhar versão 1.6 16V de entrada e a 1.4 TSI passará a ser flex, rendendo 150 cv com etanol. As versões GTI e Variant (perua) seguirão importadas. (Carplace/Dyogo Fagundes)