O Carreteiro
O Programa Caminhão 100%, em parceria com o PMMVD (Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel da Cetesb), e a Operação Inverno 2015, inspecionou 64 caminhões e desse total 42% foram reprovados. A ação aconteceu no Ceagesp, em São Paulo/SP, no último dia 8 de julho com objetivo de conscientizar motoristas de caminhões sobre a manutenção preventiva, como forma reduzir a poluição na atmosfera e também de melhorar a segurança no trânsito.
Dos veículos inspecionados, 19 foram classificados como Ótimo (38%), 10 como Bom (20%), 5 como Ruim (10%) e 16 como Muito Ruim (32%). A classificação utilizada pelos técnicos foi criada pelo CONPET – Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural e considera que os veículos avaliados em Ótimo apresentam o valor de opacidade inferior a 50% do limite especificado para cada tipo de veículo. Já os classificados como Muito Ruim apresentam um valor de opacidade de mais de 50% acima do limite especificado para cada veículo.
“Há veículos que não deveriam estar circulando pelas vias, pois prejudicam drasticamente o meio ambiente e a saúde da população. O limite de emissões de um Renault modelo Master, ano 2010, é de 1,84. No entanto, chegou a 16,60. A quantidade de fumaça emitida foi tanta que o asfalto ficou com uma mancha preta”, indignou-se Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas avaliações gratuitas do programa e diretor do Sindirepa – SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de Acessórios do Estado de São Paulo). (O Carreteiro)