Goodyear encerra 2º trimestre com queda de 9,9% no lucro líquido

Frota & Cia

 

A fabricante de pneus Goodyear registrou um lucro líquido de US$ 192 milhões no segundo trimestre, queda de 9,9% em relação a igual período de 2014, impactada por variação cambial em suas operações no exterior. O lucro por ação foi de US$ 0,70, abaixo dos US$ 0,76 de um ano antes.

 

As vendas líquidas da companhia recuaram 10,4% no trimestre, em igual base de comparação, para US$ 4,17 bilhões. Na América do Norte, a queda nas vendas foi de 1% – um aumento de 3% no volume de pneus vendidos foi superado por queda na venda de produtos químicos a terceiros. O lucro operacional na região, no entanto, cresceu 54,3%, para US$ 321 milhões, com margem operacional de 15,8% (alta de 5,6 pontos percentuais).

 

Já na América Latina (AL), a queda de vendas foi de 20%, para US$ 390 milhões, devido principalmente à conversão cambial desfavorável. As vendas também refletem uma queda de 4% em volume de pneus vendidos – para 4,2 milhões de unidades, contra 4,4 milhões de unidades um ano antes -, devido à desaceleração econômica no Brasil e na Venezuela.

 

Em volume, as vendas de pneus para reposição caíram 2% na América Latina, enquanto as de equipamentos original recuaram 11%. O lucro operacional na região foi de US$ 43 milhões, queda de 27,1%, com margem operacional de 11% (queda de 1,1 p.p.).

 

Na Europa, Oriente Médio e África, as vendas recuaram 19,9%, para US$ 1,27 bilhão, devido ao câmbio. Já na Ásia, a queda de vendas foi de 9,6%, para US$ 491 milhões. (Frota & Cia)