UOL Carros
Desde o final de semana passada, com a chegada do up! TSI, o Brasil tem pela primeira vez um automóvel mais avançado tecnologicamente em termos de motor que o mesmo veículo comercializado na Europa – em regra o país vai a reboque de países centrais ou, em alguns poucos casos, até recebe primeiramente um novo modelo com alguns meses de antecedência.
No caso do carro de entrada da Volkswagen, além de reconhecido como primeiro turboflex fabricado no Brasil (os da BMW e PSA Peugeot Citroën são importados), nem na Europa essa motorização – no caso apenas a gasolina – está, por ora, disponível. Na realidade, a própria VW já produziu motor 1.0 turbo (gasolina), a exemplo deste, para Gol e Parati entre 2000 e 2002, focado em desempenho.
Entretanto, o TSI faz o casamento perfeito entre injeção direta e turbocompressor (antes a injeção era indireta) dentro do conceito moderno de aumentar o desempenho e simultaneamente obter menor consumo de combustível. De maneira simplificada, oferece potência 28% maior (105 cv) e torque 61% superior (16,8 kgfm), ambos com etanol. Ainda assim, consegue economia de etanol e gasolina de cerca de 6% e se transformou no modelo de menor consumo do país – aliás, ele só perde para híbridos com motores a combustão e elétrico.
Na prática
O desempenho deste três-cilindros equivale ao de um motor aspirado comum de 1,8 litro, só que na estrada ele é capaz de superar 20 km/l com gasolina a 120 km/h. O motor roda a apenas 2.900 rpm e garante silêncio a bordo. Diferencial do câmbio foi alongado em 26% para o máximo de economia e ainda assim a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,1 s com etanol.
Sua elasticidade impressiona porque o torque se mantém entre 1.500 e 4.500 rpm. O número trocas de marchas é bem menor em relação ao up! convencional.
A marca oferece o up! TSI para quase todas as versões (menos a de entrada, take up!) por R$ 3.100, sendo que nas mais caras (high, white, red e black), incluída a nova speed up!, ele passa a ser a única opção. Preços vão de R$ 43.490 a 49.900. Para reconhecê-lo, além do emblema TSI com o “I” vermelho, a tampa do porta-malas é pintada de preto (não reconhecível em carros na cor preta, claro) e o para-choque dianteiro é 4 cm mais pronunciado por abrigar radiador maior. (UOL Carros/Fernando Calmon)