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Um mês depois do Focus Hatch reestilizado, a Ford apresenta a renovada versão sedã importado da Argentina. Para começar, ela não se chama mais Focus Sedan, mas Focus Fastback. O apelido vem do modo como o desenho do teto do carro “cai” de forma suave, sem uma grande “quebra”, sobre a traseira do carro.
O termo “fastback” costuma ser associado a cupês (duas portas), mas a Ford alega que chamar um sedã 4 portas de “fastback” não é só uma jogada de marketing, citando o Maverick, lendário modelo da montadora, e o atual Fusion, que “já mostrou que essa receita funciona”, disse Oswaldo Ramos, gerente de marketing.
O preço da versão básica, S, foi mantido em relação ao do antigo Focus Sedan: R$ 77.900. E ela ficou mais equipada. Veja abaixo os preços e detalhes das versões:
– Focus Fastback S: R$ 77.900 – inclui direção elétrica, ar-condicionado, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, farol de neblina, sensor de chuva (para o limpador de para-brisa), tema multimídia de 4,2 polegadas (maior que a do S anterior) e entrada USB adicional (totalizando duas), rodas aro 17 (antes eram de aro 16 para a versão)
– Focus Fastback SE Plus: R$79.900 – inclui todos os itens da S mais airbags laterais, ar-condicionado digital com controle individual de temperatura, banco revestido em couro, paddle shifts (“borboletas”) para troca de marcha ao volante, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e limitador de velocidade, rodas raiadas.
– Focus Fastback Titanium: R$ 87.900 – aos itens da SE, acrescenta airbags de cortina, assistência de emergência (que liga para o resgate em cidades como SP), tela multimídia de 8 polegadas sensível ao toque, tela de 4,2 polegadas no painel de instrumentos, chave com sensor de presença, partida sem chave
– Focus Fastback Titanium Plus: R$ 96.900 – além de todos os itens da Titanium, inclui assistente de frenagem autônomo, farol bixenon adaptativo (muda de direção conforme o trajeto), assistente de estacionamento, sensor dianteiro, rebatimento elétrico dos retrovisores, ajuste elétrico do banco do motorista e teto solar.
Compare
O desenho vale para o Focus em todo o mundo. Na comparação com o perfil do Fastback com o Focus anterior, não há grandes mudanças, veja abaixo:
Pré-venda e revisão paga
Com a nova “identidade”, a Ford tenta dar novo fôlego ao sedã cuja trajetória nas vendas é bem diferente do irmão Focus Hatch, que lidera em sua categoria. O Focus Sedan aparece apenas em 6º lugar entre os sedãs médios mais vendidos no 1º semestre, atrás de Corolla, Civic, Sentra, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta, segundo dados da federação dos concessionários, a Fenabrave.
Para atrair primeiro os clientes do modelo, a Ford oferece para o Fastback a mesma promoção que criou para o Focus Hatch: pré-venda com 15% de desconto para quem tiver o Focus 2014, emplacado até junho passado. A oferta vale até setembro, ou enquanto houver disponibilidade, mas a Ford afirma que vai dar conta. “No momento atual da indústria é difícil não ter disponibilidade”, diz Oswaldo Ramos, referindo-se à baixa nas vendas do mercado brasileiro como um todo.
Assim, outro “mimo” oferecido é o pagamento das revisões até 30.000 km para as 2.000 primeiras unidades vendidas. “Se for sucesso, podemos estender. Pode até virar característica do carro”, diz Ramos.
Para tentar se diferenciar dos tantos concorrentes na categoria dos sedãs médias, a Ford foca no consumidor “que gosta de carros”, dizendo que o Fastback é a opção para quem não quer o sedã conservador.
Motor não muda
O conjunto mecânico não mudou: todas as versões são equipadas com o motor 2.0 Duratec flex, com injeção direta e sem tanquinho de gasolina, que desenvolve 178 cavalos de potência. Ele é combinado com o câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, com 6 velocidades.
No entanto, a montadora diz que o Fastback tem melhoras na dirigibilidade. A direção elétrica está calibrada para ser mais amigável em manobras e mais precisa em altas velocidades. Outra novidade é permitir a troca de marchas ao volante, com paddle shifts, que só não são ofertados na configuração mais básica.
A Ford diz ainda que o carro ficou mais econômico, com o novo design da traseira e alguns recursos como novo compressor para o ar-condicionado. E promete um isolamento acústico mais eficiente.
Finalmente, grade atual
No visual, além da semelhança com os fastback, o Focus adota, enfim, a atual identidade visual da montadora na frente (que deixa todos os carros meio parecidos). Entre os automóveis, era o único que destoava.
As linhas mais longas, diz a montadora, dão a impresão de um carro mais largo, reforçando a imagem de esportividade.
Mas, nas medidas, não houve mudanças; nem mesmo na distância entre-eixos, que continua com 2,64 metros. E o porta-malas também mantém a capacidade de 421 litros.
Há 3 cores novas completando o leque de 9 opções que são variações de azul e cinza, além dos tradicionais preto, prata branco e vermelho. (Portal G1/Luciana de Oliveira)