Carsale
Após revelar a reestilização do Focus hatch no último mês, a Ford anuncia a chegada da renovada configuração do seu três volumes. A partir de agora, o modelo abandona o sobrenome Sedan e passa a ser chamado de Focus Fastback.
O objetivo da Ford com a chegada da linha 2016 é diferenciá-lo dos sedãs concorrentes (principalmente dos líderes Toyota Corolla e Honda Civic), destacando as suas caraterísticas esportivas. Visual atualizado, mais equipamentos, nova estratégia para o plano de manutenção, descontos para proprietários do modelo anterior e o maior investimento da marca em publicidade em toda a história do modelo são as apostas da Ford para alavancar as vendas.
A Ford reposicionou a gama do sedã e deixa de oferecer a configuração S, sendo que em seu lugar é oferecida a nova versão de entrada SE, com mais itens de série e mesmo preço: R$ 77.900. A Titanium, que deverá responder por 70% do mix, sai por R$ 87.900.
Traz de série ar-condicionado, direção elétrica, sistema multimídia Sync com tela de 4,2 polegadas, airbags dianteiros, controles de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), controle de torque em curvas (TCV), aviso de pressão baixa dos pneus (DDS), rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros.
Acrescenta airbags laterais, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, piloto automático com limitador de velocidade, paddle shift no volante para a troca de marchas, sistema de estabilidade preventivo (ETS), acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, bancos em couro, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo.
Inclui airbags de cortina, sistema Sync com My Ford Touch com tela de 8 polegadas, rodas de 17 polegadas com desenho diferenciado, sistema de navegação, som da marca Sony com nove alto falantes, partida por botão e chave presencial.
É equipado com sistema de frenagem autônomo, assistente de estacionamento automático, sensor dianteiro, faróis bi-xenon, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, teto solar.
O Focus Fastback chega às lojas em agosto com o visual da dianteira à lá Fusion, caracterizado pela grade frontal hexagonal e faróis mais afilados. Na traseira o destaque vai para as lanternas com novas lentes.
O conjunto mecânico continua sendo o mesmo para todas as versões: o conhecido motor 2.0 Direct Flex, com injeção direta de combustível, capaz de entregar 175/178 cv de potência e torque de 21,5/22,5 kgfm (gasolina/etanol) aliado à transmissão de dupla embreagem e seis velocidades, que passa a ser chamada de sequencial. De acordo com o gerente-geral de marketing da empresa, Oswaldo Ramos, a Ford faz questão de diferenciar o câmbio utilizado para que ele não seja confundido com o automatizado nem com o automático convencional (com conversor de torque).
Para impulsionar as vendas do Focus Fastback, a Ford promete arcar com os custos de revisão (mão de obra e peças) durante os 36 meses ou 30.000 km iniciais para as primeiras 2.000 unidades vendidas. Além disso, a fabricante oferecerá um lote de 500 veículos, incluindo o hatch e o sedã, com desconto de 15% para os proprietários dos modelos 2014 e 2015.
A linha Focus 2016 conta com três anos de garantia e o mesmo período de assistência Ford sem limite de quilometragem. Há também o seguro da marca, feito em parceria com a Mapfre, no valor de R$ 3.332 para a versão Titanium e R$ 3.198 para a Titanium Plus. (Carsale/Larissa Florêncio)