Jornal do Carro
A Volkswagen vai usar a rede social SnapChat como plataforma principal para divulgar em tempo real a lançamento do novo Up! TSI, que ocorrerá nesta sexta-feira (24).
O SnapChat é uma rede social exclusiva para smarthphones e permite que o remetente da mensagem determine um prazo de validade para o conteúdo que pode ser de segundos até 24 horas. Passado o tempo pré-determinado, a mensagem, com vídeo, texto ou foto, desaparece.
“É uma ação inovadora para um carro inovador. Essa iniciativa é uma forma de aproximar ainda mais os variados públicos da marca nas redes sociais”, afirma o gerente de Marketing Digital e CRM da Volkswagen do Brasil, Fabio Rabelo. “Ainda não podemos divulgar detalhes, mas estamos imaginando a produção e divulgação de vídeo durante o próprio lançamento.”
De acordo com o executivo, a escolha pelo SnapChat como plataforma principal tem também a ver com o fator novidade da rede. “Praticamente nenhuma outra marca utiliza essa rede social. Além disso, ela concentra jovens antenados e que gostam de tecnologia. Este é o perfil do público deste novo produto.”
As ações devem se estender para outras redes em que a Volkswagen atua, mas os posts serão prioritários no SnapChat.
O Volkswagen Up! TSI tem motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera potência de 105 cv abastecido com etanol e 101 cv com gasolina. O torque chega a 16,8 mkgf, ante os 10,4 kgmf oferecidos pelo propulsor aspirado de três cilindros que equipa o Up! convencional.
Inovação
Seja por redes sociais, de hits da TV ou de grandes eventos internacionais, as montadoras estão usando estratégias inovadoras de lançamento para se aproximar dos jovens. Em vez da apresentação em salões automotivos ou a simples divulgação de imagens, elas investem em ações criativas.
Em 2014, a Jaguar lançou o sedã médio XE usando redes diversas, por meio da hashtag #feelxe.
Os usuários de Facebook, Twitter e Instagram puderam publicar conteúdos relacionados ao carro. Além disso, visualizaram imagens do XE postadas pela própria Jaguar, ambientadas nas cidades em que ele foi revelado, a exemplo de Londres.
No caso da Land Rover, marca irmã da Jaguar, a utilitário-esportivo F-Pace foi revelado durante o Tour de France, competição ciclística que termina neste domingo (26). O modelo está acompanhando os ciclistas, fazendo papel de carro de apoio nos circuitos que passam por países como Holanda, além da própria França.
No Brasil, a Ford revelou o sedã Ka+ durante o reallity show musical Super Star. Já a Jeep usou algumas turnês de grandes nomes internacionais para mostrar o Renegade antes de sua chegada às lojas. O modelo foi exposto, por exemplo, nos shows de Paul McCartney e do Foo Fighters. Porém, neste caso, o utilitário já havia sido mostrado anteriormente, no Salão de São Paulo, em outubro do ano passado. (Jornal do Carro)