Volvo compra Polestar e promete briga boa com RS, M e AMG

Carplace

 

A Volvo anuncia nesta semana a aquisição de 100% das ações da preparadora Polestar. Parceira da fabricante desde 1996, a companhia também tem origem sueca e nos últimos anos tem sido responsável por otimizar a performance de modelos como o sedã S60 e a perua V60. Atualmente a produção é limitada em aproximadamente 750 unidades anuais, mas com a consolidação do negócio a meta é que a tiragem seja ampliada par algo entre 1.000 e 1.500 exemplares ao ano.

 

Detalhes sobre a compra ainda são mantidos sob sigilo, mas ficou acordado que a partir de agora todos os funcionários da Polestar passam a responder pela Volvo. No entanto, ficou de fora do negócio a divisão de corridas da preparadora, que continuará sob a batuta do ex-piloto e proprietário Christian Dahl. A meta é ampliar o compartilhamento de tecnologias e no futuro lançar versões esportivas de novos modelos, incluindo o SUV XC90.

 

Com a aquisição, a Polestar passa a representar para a Volvo o que a Motorsport representa para a BMW, a RS para a Audi e a AMG para a Mercedes-Benz. Estados Unidos, Austrália e Reino Unido são os maiores mercados da agora nova divisão. (Carplace/Dyogo Fagundes)