Vendas globais: Mercedes-Benz foi a marca premium que mais cresceu no primeiro semestre

Carplace

 

Na eterna briga das alemãs pela liderança global entre as marcas Premium, a Mercedes-Benz foi o grande destaque do primeiro semestre. Com 898.425 unidades vendidas, a marca de Stuttgart avançou 14,7% em relação a 2014 e foi a única a superar a casa dos dois dígitos de crescimento.

 

De quebra, a Mercedes ficou a menos de quatro mil unidades da vice-líder Audi (902.400, +3,8%). Mantendo a ponta no acumulado do ano, a BMW emplacou 932.041 unidades graças a um crescimento de 5,1%.

 

Em relação a 2014, quando a diferença em relação à Audi foi de quase 17 mil unidades (886.347 x 869.350), a vantagem da marca de Munique subiu para quase 30 mil unidades. Situação inversa aconteceu em relação à Mercedes: das quase 103 mil unidades a mais no ano passado (886.347 x 783.520), a diferença caiu para menos de 34 mil.

 

Na China, hoje o principal mercado para as três montadoras, novamente foi a Mercedes quem se destacou: com 165.321 unidades, a marca cresceu 21,6% entre janeiro e junho, contra um aumento de apenas 1,9% da Audi (273.853) e uma queda de 2,5% da BMW (230.601).

 

Em junho, a BMW fechou à frente, com um crescimento de 5%, mas a vantagem sobre a vice-líder Mercedes, que avançou 19,3%, foi inferior a 3 mil unidades (172.437 x 169.616). A Audi, responsável por 157.450 unidades no mês passado, cresceu menos (+1,8%) e viu as rivais abrirem vantagem. (Carplace/Thiago Parísio)