Corpus, primeira empresa do mundo a adotar frota de caminhões 100% elétricos

O Brasil Sobre Rodas

 

A Corpus Saneamento e Obras, com sede no município de Indaiatuba, região de Campinas, no Estado de São Paulo, anuncia a aquisição inédita e histórica de 200 caminhões 100% elétricos para o serviço de coleta de lixo. O negócio prevê o fornecimento escalonado dos veículos, com entregas anuais até 2023. No próximo dia 21, em cerimônia na China, na sede da BYD, ocorrerá a assinatura do contrato e a entrega do primeiro lote, de 21 unidades, que chegará Brasil em setembro.

 

A aquisição de 200 veículos totalmente elétricos faz da Corpus a primeira empresa no mundo ocidental a formar uma frota dessa magnitude para a realização do serviço de coleta e processamento de lixo, reiterando o que fez em 2016, com a compra do primeiro caminhão 100% elétrico para essa atividade. A empresa destaca o seu compromisso com a sustentabilidade, preservação ambiental, bem-estar da sociedade e das comunidades atendidas.

 

Segundo João Paschoalini, diretor operacional da Corpus, a aquisição se deu em virtude do eficiente desempenho alcançado pelo primeiro caminhão 100% elétrico, adquirido pela empresa em outubro de 2016 e imediatamente incorporado à frota.

 

“A sustentabilidade e a preservação ambiental estão diretamente ligadas à utilização de fontes de energias renováveis. Ainda mais em uma frota de veículos pesados e para operação comercial. A eletrificação de frotas é o futuro e, também, inclui o aproveitamento do lixo para gerar energia elétrica, o que colaborará para uma sociedade melhor e mais limpa e saudável. A Corpus tem uma história de pioneirismo, agora confirmada com a liderança no processo de eletrificação dos segmento brasileiro de caminhões”, comenta Paschoalini.

 

Para Carlos Roma, diretor de vendas da BYD do Brasil, a aquisição da Corpus representa um importante marco na história da indústria automotiva brasileira. “Diferente dos outros fabricantes de todo o mundo que estão colocando agora seus primeiros caminhões 100% elétricos em demonstração com os clientes, o nosso já está em operação comercial há cinco anos e, no Brasil, desde outubro de 2016, garantindo receita imediata e agregando valor para o nosso cliente em sua atividade”, destaca.

 

“O eT8A é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado. O seu desempenho foi comprovado pelo cliente e superou o dos modelos convencionais a diesel. Possui menor CTP – Custo Total de Propriedade – que os disponíveis no mercado brasileiro e proporciona benefícios diretos ao meio ambiente e para o bem-estar da população.”

 

Corpus

 

Fundada em 1987 pelo engenheiro Cineas Feijó Valente, a Corpus Saneamento e Obras iniciou atividades no segmento de limpeza urbana e, com o decorrer dos anos, investiu também na ampliação do seu campo de atuação. Atualmente, é especializada em coleta, transporte e destinação final de resíduos (de origem domiciliar a perigoso), gerenciamento total de resíduos, implantação e gerenciamento de aterros sanitários. Também é especializada em limpeza de prédios públicos e privados, compostagem e produção de fertilizante orgânico, manutenção de áreas verdes, entre outros serviços que têm como base a inovação e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Além de São Paulo, desde a sua fundação a Corpus ampliou as suas atividades e passou a atender clientes de diferentes estados do país com a aplicação de novas tecnologias e profissionais especializados que formam uma equipe com 8 mil colaboradores.

 

A Corpus foi pioneira na América Latina a implementar, ainda em 2010, o sistema de coleta soterrada e a primeira do Brasil a adotar, em 2012, veículos de coleta totalmente mecanizados e coleta domiciliar com monitoramento 100% digital, na cidade de Salto, igualmente no estado de São Paulo, desde 2011.

 

Ao longo de sua existência, foi identificada como empresa fortemente dedicada à responsabilidade socioambiental e, com essa filosofia, em 2008 fundou a Ecomark, que utiliza o processo de compostagem para o tratamento de resíduos orgânicos de origem animal, vegetal e industrial para a produção de terra e fertilizantes orgânicos. Nesse mesmo ano, criou o programa Ser Corpus, que a simboliza com a responsabilidade socioambiental.

 

BYD

 

Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, ônibus e caminhões 100% elétricos. E desde 2015, a BYD também vem surpreendendo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo (2015, 2016 e 2017).

 

A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e tem entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com mais de 220 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada pela FORBES uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor “Change The World” da Revista Fortune.

 

Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco System da ONU, na categoria grandes corporações. Em 2016, a empilhadeira elétrica da BYD ganhou o prêmio IFOY de melhor empilhadeira elétrica do mundo. Foi primeira vez que uma marca não europeia ganhou o principal prêmio do setor de logística na Europa.

 

No Brasil, a BYD inaugurou sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, nesse mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega cerca de 460 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo. (O Brasil Sobre Rodas)