Como novo Camry, Toyota almeja maior participação no mercado de sedãs norte-americano

Reuters

 

A Toyota Motor disse nesta segunda-feira que está comprometida com o cambaleante mercado norte-americano de sedãs e espera que o novo modelo Camry, o carro de passageiros mais vendido nos Estados Unidos há décadas, ajude a aumentar as vendas da empresa no segmento.

 

A montadora disse ser “inconcebível” que sedãs de médio porte desapareçam do mercado e que qualquer movimento de seus rivais para parar as vendas dos veículos que já foram os mais populares vai permitir que a Toyota aumente sua presença no mercado norte-americano.

 

Os baixos preços da gasolina nos EUA levaram os motoristas a optarem por utilitários esportivos maiores e pick-ups. As montadoras estão lutando para atender a essa crescente demanda e, como resultado, os sedãs perderam sua participação no mercado norte-americano de carros novos, para 38 por cento agora ante cerca de 44 por cento em 2015.

 

“Se outros fabricantes de automóveis deixarem o mercado sedã para se concentrar em SUVs, será uma oportunidade para expandir nossa participação no segmento de mercado”, disse o engenheiro chefe do Camry, Masato Katsumata, no lançamento do modelo Camry mais recente no Japão.

 

Os sedãs e modelos menores são chave para as vendas da Toyota nos Estados Unidos. No primeiro semestre de 2017, eles representaram cerca de 43,5 por cento das vendas totais da empresa, ante 48,6 por cento um ano antes.

 

A Toyota tem como meta vendas mensais nos Estados Unidos de 30 mil Camrys após o lançamento do novo modelo em agosto. Em junho nos EUA, foram vendidas 29.463 unidades do atual modelo Camry, 9,5 por cento menos que um ano antes.

 

“Os sedãs não são um segmento de crescimento nos dias de hoje, mas queremos que o novo Camry reabilite o segmento”, disse Moritaka Yoshida, presidente da empresa de veículos de tamanho médio da Toyota. (Reuters/Naomi Tajitsu)