GM ganha prêmio de sustentabilidade da AEA

Revista Meio Filtrante

 

A General Motors foi a ganhadora do XI Prêmio AEA de Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. Selecionada na categoria ‘Responsabilidade Ambiental’, a GM implementou na instalação em São Caetano do Sul o projeto ‘Zero Aterro’, fazendo da GM a primeira indústria da cidade a deixar de enviar resíduos para aterro.

 

O projeto ganhador teve como objetivo reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte de resíduos em aterro sanitário. Para isso, implementou técnicas de reutilização, reciclagem, compostagem e coprocessamento dos resíduos gerados.

 

Globalmente a GM segue três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. O projeto ‘Zero Aterro’ preenche todos os quesitos ao não enviar resíduos para aterro, mas sim reduzindo a geração, aumentando a reciclagem e a conscientização dos funcionários e da comunidade ao entorno quanto à importância ambiental e do gerenciamento adequado dos resíduos.

 

O sucesso do projeto se deveu ao desenvolvimento e implementação de várias ferramentas como: padronização dos cestos da coleta seletiva; eliminação dos coletores individuais; comunicações frequentes através dos vários canais de comunicação interna; Semana do Meio Ambiente com foco no Zero Aterro; desenvolvimento de novas parcerias; desenvolvimento de uma matriz com o fluxo de todos os resíduos gerados no complexo, entre outros.

 

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 100 países e vendas anuais de mais de 4.0 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos com consumo eficiente, com um desempenho envolvente, um design inovador, características de segurança passivas e ativas e tecnologia de fácil utilização. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com

 

Em 2017, as operações na Argentina e Brasil foram integradas na GM Mercosul. No ano de 2016 a Chevrolet vendeu nos dois mercados 445.616 mil veículos, sendo 345.916 mil no Brasil e 99.700 mil na Argentina. A GM Mercosul tem quatro Complexos Industriais que produzem veículos, motores e componentes em São Caetano do Sul, São José dos Campos e Gravataí, no Brasil e em Rosário, na Argentina. Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados) e Indaiatuba (Campo de Provas), Centros Tecnológicos em São Caetano do Sul e Rosário e Centros Logísticos em Sorocaba e General Rodriguez, em Argentina. Mais informações podem ser encontradas no site http://media.gm.com/brasil e Twitter: www.twitter.com/GMBPress (Revista Meio Filtrante)