Sinotruk irá erguer fábrica no Paraguai

Blog do Caminhoneiro

 

A Sinotruk, que teve planos de construir uma ambiciosa fábrica no Brasil, e acabou desaparecendo lentamente, está negociando a construção de um fábrica no Paraguai. No Brasil, a fábrica iria ser construída em Lages-SC, e o terreno chegou a ter um início de obras, porém agora foi transformado pela prefeitura da cidade em um condomínio industrial.

 

A fábrica no Paraguai será no sistema CKD (Completely Knock-Down ou Complete Knock-Down, em inglês), onde conjuntos de partes dos caminhões fabricados na China serão finalizados na fábrica do Paraguai. Essa é uma estratégia boa, e várias montadoras usam o sistema em países onde a venda de veículos é menor, e o custo da montagem completa dos caminhões seria muito alto.

As vendas de caminhões Sinotruk no Paraguai são feitas por meio da importadora Timbo, e no segmento de pesados, o Sinotruk Howo detém cerca de 75% do mercado. Em relação a 2015, as vendas de caminhões novos no Paraguai tiveram uma queda de 48,9%, passando de 3.435 unidades em 2015, para 1.755 unidades vendidas em 2016.

 

O Paraguai tem um mercado de caminhões usados muito forte, principalmente trazendo veículos da Europa, que passam pelo Porto de Paranaguá e são transportados até o Paraguai pela BR-277, que cruza o Paraná. (Blog do Caminhoneiro)