Tecnologia Tirematics®, da Bridgestone, monitora pneus à distãncia

Frota & Cia

 

A Bridgestone Brasil vem testando, desde fevereiro de 2016, um sistema que monitora em tempo real as condições de pressão e temperatura dos pneus dos ônibus urbanos. A iniciativa tem o objetivo de evitar problemas e eventuais atrasos no itinerário, que é parte fundamental de uma mobilidade urbana eficiente. O sistema, batizado Tirematics® vem sendo utilizado no sistema de transporte BRT do Rio de Janeiro, em parceria com a empresa Transportes Barra, do Grupo Redentor.

 

Segundo a emrpresa, o Tirematics® é uma solução tecnológica que consegue monitorar, através de sensores, as condições dos pneus e transmitir informações como pressão e temperatura, além de informar a localização do veículo para uma estação remota. A ferramenta fornece valiosos dados aos operadores, que ajudam a assegurar a eficiência e regularidade das operações do BRT, além de proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros. Através do monitoramento, é possível antecipar problemas relacionados a pressão inadequada mesmo com o ônibus em movimento. Caso alguma anormalidade seja detectada, o sistema informa automaticamente, por meio de um alerta para tablets, smartphones, SMS e e-mail, tanto o supervisor das operações como também o próprio motorista.

 

Além disso, com o Tirematics® não é necessário realizar a checagem constante e manual da pressão dos pneus, o que torna a manutenção mais eficiente. Essa análise em tempo real de dados resulta em uma maior durabilidade dos pneus e a contribuição para a redução dos custos da operação, diminuindo gastos com combustível e despesas associadas aos pneumáticos. (Frota & Cia)