Jornal do Carro
A GAC Motors, uma das maiores fabricantes de veículos da China, estreia no Brasil em dezembro. Há cerca de um mês, a marca anunciou a vinda ao País em sua conta no Linkedin. Segundo fontes ligadas à empresa, um evento para a imprensa, autoridades e concessionários está previsto para ocorrer em meados de dezembro. Inicialmente, os veículos virão importados da China. Porém, os planos incluem a produção nacional. Entretanto, ainda não há detalhes sobre quando isso vai ocorrer.
Seja como for, a GAC Motors já tem escritório na zona sul da capital paulista. E está, inclusive, em busca de profissionais para compor a estrutura da filial brasileira. Nesse sentido, em recente publicação na rede social, a companhia informa que busca contratar um(a) gerente regional de vendas. Segundo o post, o(a) interessado(a) deve ser “apaixonado(a) por carros e motivado(a) por desafios para liderar a equipe e impulsionar as vendas dos veículos que vão revolucionar o mercado brasileiro.”
GAC desistiu de ter apenas elétricos
À frente da operação, além de membros da companhia vindos da China, estão nomes como Marcello Braga. O executivo deixou recentemente a JAC Motors para assumir o posto de diretor de marketing da filial brasileira da GAC. No currículo, Braga atuou por anos no mesmo cargo no Grupo Caoa. Além disso, foi diretor-geral da Endemol Brasil e diretor de conteúdo e marketing da Fox Latin America.
Por ora, não há informações sobre quais veículos a GAC vai vender no Brasil. Porém, a marca desistiu da ideia inicial, de ter apenas elétricos. Isso porque, em conversas com potenciais compradores, parceiros e concessionários, ficou claro que essa estratégia poderia limitar as vendas. Assim, a marca pretende trazer também modelos híbridos, com motores a gasolina e elétricos. Do primeiro grupo, uma das principais apostas é o Y Plus, da submarca Aion. O carro já foi flagrado no Brasil, assim como o sedã ES.
O Aion Y Plus é um crossover, que mistura estilo de minivan com SUV. Segundo a marca, seu motor 100% elétrico gera cerca de 140 cv de potência e 23 mkgf de torque. Além disso, as baterias de 63 kWh garantem pouco mais de 400 km de autonomia. Vale lembrar que esse número leva em conta o padrão de medição NEDC utilizado na Europa. Na cabine, o visual segue o mesmo padrão futurista da parte externa. Entre os destaques, está a grande tela do sistema multimídia, com 14,6 polegadas. Assim como a ampla área envidraçada.
Promessa de investir R$ 6 bilhões no Brasil
Em julho, a GAC anunciou parte de seus planos para o mercado brasileiro. Nesse sentido, a companhia prometeu investir US$ 1 bilhão no País nos próximos cinco anos. Ou seja, isso dá cerca de R$ 6 bilhões na conversão direta. A informação foi revelada pelo presidente do Grupo GAC, Feng Xingya, a Geraldo Alckmin, durante visita do vice-presidente da República à China.
Atualmente, a GAC é quinta maior fabricante de veículos na China. Em 2023, a companhia produziu nada menos que 2,52 milhões de unidades. A sigla é formada pelas iniciais de Guangzhou Automobile Group Co. Ou seja, remete à cidade de Guangzhou, onde fica a sede da companhia fundada em 1955. Além de modelos próprios, a empresa produz veículos para as filiais chinesas das marcas japonesas Mitsubishi, Honda e Toyota, por exemplo. A empresa tem operações no Chile, onde foca a oferta de SUVs. (Jornal do Carro/Tião Oliveira)