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“Hoje, a Renova Ecopeças é um pilar estratégico da Porto Serviço”. Essas são palavras de Daniel Morroni, diretor da empresa que faz parte da Porto Serviço, unidade de negócios do Grupo Porto.
Nos últimos anos, a sustentabilidade tem deixado de ser um conceito abstrato e se consolidado como uma estratégia fundamental no mundo corporativo. As empresas não podem mais operar alheias à responsabilidade socioambiental, especialmente em setores que têm impacto direto no meio ambiente.
É nesse contexto que a Renova Ecopeças tem desempenhado papel crucial, buscando alinhar inovação e responsabilidade em um modelo de negócio sustentável.
A Renova Ecopeças nasceu há 11 anos com uma missão clara: transformar o ciclo de vida dos veículos de forma sustentável, promovendo o reuso de peças de carros sinistrados. Mais do que um projeto, a Renova é uma solução para um dos maiores desafios da indústria automotiva: a gestão de resíduos.
A empresa acredita que a economia circular é um dos caminhos mais promissores para a sustentabilidade empresarial. O processo visto como ideal pela Renova consiste em recuperar peças de carros acidentados ou inutilizados, dar-lhes uma “nova vida” e colocá-las novamente à disposição do mercado.
Esse modelo não apenas reduz significativamente o volume de sucata e resíduos destinados a aterros, mas também minimiza a extração de recursos naturais para fabricação de novas peças.
“Hoje, contamos com estoque de 20 mil peças, e um grande diferencial é que todas que são revendidas são certificadas pelo Detran, garantindo segurança e conformidade com a Lei do Desmonte. A certificação é um selo de qualidade que assegura a procedência das peças, garantindo que elas foram corretamente desmontadas e inspecionadas”, afirma Morroni.
“Graças a essa rigorosa conformidade, a Renova Ecopeças se tornou referência no mercado, se tornando um benchmark para a implementação dessa legislação. Nosso modelo de negócios é frequentemente citado como exemplo de boas práticas na aplicação da lei, ajudando a regulamentar o setor e a promover mais transparência e segurança para os consumidores”, complementa o executivo.
Impacto ambiental e social
Além do impacto ambiental, a Renova Ecopeças gera um impacto social positivo. Por meio da venda de peças reutilizáveis e certificadas, isso cria uma alternativa mais acessível ao consumidor final.
Oficinas mecânicas, empresas de reparação e clientes podem adquirir peças de alta qualidade com preços mais competitivos, sabendo que estão comprando produtos inspecionados e aprovados pelos órgãos reguladores, e com garantia.
Ao abraçar a sustentabilidade como parte de sua estratégia, a Porto não só atende as demandas do mercado por práticas mais conscientes, mas também molda um futuro onde a economia e o meio ambiente coexistam de forma equilibrada.
O objetivo da Porto para o futuro é expandir ainda mais o impacto positivo da Renova Ecopeças, ampliar as operações e fortalecer parcerias que promovam a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.
A Renova Ecopeças, portanto, é uma peça-chave na engrenagem que move a Porto em direção a um futuro mais sustentável e responsável. “Estamos entusiasmados com o que vem pela frente e comprometidos em continuar liderando o caminho para uma economia mais circular e sustentável. O futuro, para nós, é verde, inovador e está apenas começando”, finaliza Morroni. (Portal Terra/Mobilidade/André Deliberato)