10º Fórum IQA debate ampliação da competitividade e os impactos do Mover

Portal Technibus

 

Evidenciar a crescente relevância da Qualidade no esforço para ampliar as condições de competitividade do setor automotivo brasileiro foi a principal marca do 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado em São Paulo, pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).

 

O IQA é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e disseminação da qualidade na área da mobilidade, para proporcionar mais segurança ao consumidor por meio de produtos, sistemas e serviços com qualidade assegurada, seja por certificações compulsórias ou voluntárias.

 

Com sessões relativamente curtas, alternando entre exposições individuais e painéis de debate, o 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva reuniu mais de 300 participantes, incluindo autoridades, representantes de entidades, lideranças do mercado, especialistas e profissionais que lidam com os temas abordados. A sessão final do encontro foi dedicada à solenidade de entrega da quarta edição do Prêmio IQA de Qualidade 2024, que contou com 75 projetos inscritos, distribuídos em três categorias de premiação: jornalismo, qualidade no processo produtivo e qualidade na inovação e novas tecnologias.

 

Momento e importância

 

O 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva ocorreu poucas semanas após a entrada em vigor da Lei nº 14.902/2024, que criou o Programa Mobilidade Verde e Inovação, ou simplesmente, Programa Mover.

 

Esse programa confere ao governo federal a prerrogativa de instituir requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos novos produzidos no país e para a importação de veículos novos, trata da definição de um regime de incentivos à realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento para as indústrias de mobilidade e logística, e do delineamento de um regime de autopeças não produzidas (um conjunto de fundamentos legais que permite às empresas se habilitarem a um regime tributário de isenção do imposto de importação), bem como estabelece o Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT).

 

O potencial do Programa Mover para impulsionar a Qualidade foi o motivo pelo qual o IQA convidou Margarete Gandini, diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para proferir a palestra magna do encontro.

 

A representante ministerial apresentou aspectos sobre como, na visão do governo federal, o Programa Mover, em consonância com a Qualidade, fundamentará a necessária e desejada melhoria da competitividade no setor automotivo.

 

Debates

 

Os debates do 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva focaram em pontos que aproximam os objetivos do IQA com as perspectivas do Programa Mover, incluindo a descarbonização, o estímulo ao desenvolvimento tecnológico e a competitividade global da indústria automotiva brasileira.

 

Além disso, foi discutida a busca pelo alinhamento do setor automotivo nacional com uma economia global de baixo carbono e eficiência energética, promovendo o desenvolvimento de um ecossistema produtivo e inovador de veículos automotivos sustentáveis no país.

 

Outros temas foram a infraestrutura da qualidade no Brasil, a transformação digital, a cadeia de suprimentos, avanços tecnológicos, gestão de autopeças, além do impacto crescente de veículos elétricos e híbridos.

 

Participação

 

Os debates do 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva tiveram a participação de Claudio Moyses, diretor-presidente do IQA e gerente sênior de Qualidade do conglomerado automotivo Stellantis; Claudio Sahad, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças); Gilberto Martins, diretor técnico da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e José Maurício Andreta Jr., presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

Também participaram conferencistas e debatedores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Instituto Público de Pesquisa de Opinião do Setor (Ipsos), Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças), Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (ANDAP), e o Sindicato do Comércio Atacadista de Autopeças do Estado de São Paulo (SICAP). (Portal Technibus/Alexandre Asquini)