Transição energética é foco comum entre marcas europeias e chinesas no Salão de Paris

O Estado de S. Paulo/AFP

 

A Europa tem uma meta ambiciosa de fazer a transição completa para os veículos elétricos até 2035, e as maiores montadoras do continente – entre elas Renault, Stellantis, BMW e Volkswagen – apresentaram novos modelos com o objetivo de atrair os consumidores. Mas Pequim também está ansiosa para entrar nesse jogo, e as nove montadoras chinesas presentes na feira de Paris parecem não se intimidar com o que consideram esforços protecionistas para retardar seu avanço.

 

A BYD, que fez sua estreia na Europa no salão há dois anos, exibiu sete modelos, que, segundo seus funcionários, usavam tecnologia elétrica e híbrida que superava a de seus rivais europeus.

 

Cristo Redentor

 

No estande da BYD, um vídeo em tela grande exibia pontos de referência de todo o mundo, desde a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, até o Arco do Triunfo, em Paris. Era um lembrete visual da ambição da empresa de tornar um carro chinês atraente para os compradores ocidentais.

 

Em apenas alguns anos, a BYD ampliou sua presença para 100 países além da China. Nos primeiros seis meses deste ano, um quarto de todos os veículos híbridos ou totalmente elétricos vendidos no planeta foi fabricado pela BYD, informou a empresa. “Isso é incrível”, disse Stella Li, vicepresidente executiva da BYD, a repórteres, durante a exposição, que ocorre na capital francesa até domingo.

 

Ela classificou como injustas as tarifas impostas por Bruxelas neste mês sobre os veículos elétricos da China, uma reclamação que ecoou por outras montadoras chinesas.

 

As tarifas, previstas para vigorar por cinco anos, chegam a 45%. No entanto, as autoridades europeias e chinesas afirmaram que estão em negociações para chegar a um acordo que atenda às preocupações de Bruxelas sobre as vantagens injustas desfrutadas pelas montadoras na China.

 

Stella Li disse que a empresa continuaria sua expansão na Europa, trazendo um novo utilitário-esportivo para o mercado na França e na Alemanha. A empresa disse que estava baixando o preço dos modelos já à venda na Europa, uma medida que muitas montadoras chinesas vêm adotando para atrair os consumidores do continente.

 

Concorrência

 

O executivo-chefe da Renault, Luca de Meo, reconheceu a crescente concorrência que os europeus enfrentam por parte das montadoras asiáticas. Ele apresentou uma linha de vários veículos elétricos compactos novos, inclusive um feito com 90% de materiais renováveis, no que ele disse ser “um manifesto pela inovação tecnológica”.

 

A linha criou o que provavelmente foi o maior burburinho em torno de qualquer montadora europeia na feira. O objetivo era “enfrentar os concorrentes do Leste” e vencê-los “se possível”, disse ele aos repórteres.

 

O desafio para os fabricantes de automóveis europeus é formidável. A Europa está enfrentando uma queda na demanda por carros novos, com vendas gerais este ano cerca de 18% menores do que os níveis pré-pandêmicos, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. As vendas de veículos elétricos estão caindo ainda mais, representando apenas cerca de 12% da participação no mercado este ano.

 

Solidariedade

 

Em uma demonstração de solidariedade com as montadoras francesas, o presidente Emmanuel Macron apareceu no evento e permaneceu no estande da Renault, dirigindo um dos novos modelos híbridos da empresa. Macron disse que queria “mostrar apoio ao setor”.

 

Mesmo assim, algumas montadoras reconheceram que o desafio representado pelas montadoras chinesas não está desaparecendo. Em vez de combatê-las, a Stellantis – proprietária das marcas francesas Peugeot e Citroën, além das americanas Jeep, RAM e Chrysler e da italiana Fiat, entre outras – uniu forças com a Leapmotor, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China.

 

A Stellantis comprou uma participação de cerca de 20% na Leapmotor no ano passado. As duas empresas também criaram uma joint venture, que dá à Stellantis acesso à tecnologia da empresa chinesa. Em troca, os carros da Leapmotor terão acesso a cerca de 200 concessionárias da Stellantis na Europa. Carlos Tavares, executivochefe da Stellantis, descreveu a parceria como algo em que “ambas as empresas estão prontas para se beneficiar”.

 

Ele acrescentou que “o interesse de nossos revendedores e investidores é palpável, e o mercado está ávido por veículos elétricos com tecnologia e preços acessíveis”. Em longo prazo, a colaboração entre as empresas europeias e chinesas tem como objetivo “transformar o cenário da mobilidade elétrica na Europa e em outros países”.

 

Ao lado de Tavares, o executivo-chefe da Leapmotor, Jiangming Zhu, falou em chinês enquanto descrevia um veículo elétrico construído pelas duas empresas que seria acessível e atraente para os gostos e necessidades dos consumidores europeus.

 

O modelo compacto da joint venture terá um preço inicial de pouco mais de US$ 19.600 (o equivalente a R$ 111 mil), um preço vários milhares de dólares abaixo de modelos similares de veículos elétricos fabricados pelas marcas baseadas na Europa. (O Estado de S. Paulo/AFP)