Scania apresenta nova arquitetura eletrônica de segurança

Frota & Cia

 

Pensando em aumentar o nível de segurança dos seus veículos, a Scania vai mostrar na FENATRAN 2024 suas novidades de segurança. Se trata de um trio com rastreamento, nova arquitetura eletrônica e painel digital e mais três lançamentos do já consagrado sistema de segurança ADAS.

 

“Vamos elevar o patamar de tecnologia e segurança do mercado, provando ser possível melhorar ainda mais a confiabilidade no nosso produto. Queremos tornar a experiência com nossa linha a mais segura do transporte brasileiro. Essas três novidades estarão disponíveis a partir de abril de 2025”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

Novo Sistema ADAS

 

O tradicional sistema de segurança ADAS ganhou melhorias. Todos os sensores ativos que previnem acidentes foram melhorados com a chegada da nova arquitetura eletrônica. O sistema traz três atualizações de funções, além de três novas funções. Portanto, um total de seis novidades.

 

Então, o Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Frontal poderá detectar pedestres e até mesmo animais à frente do caminhão. Já os Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Traseiro traz uma câmera acoplada quando é acionada a marcha à ré para emitir avisos caso seja identificada a presença de uma pessoa, animal ou objeto. E o terceiro destaque é o Sistema de Informação de Velocidade da Via, que traz uma câmera que fará a leitura, ao longo da viagem, das placas indicativas e alertará o motorista caso ele exceda a velocidade máxima permitida.

 

Nova arquitetura eletrônica

 

A partir de abril de 2025, todos os caminhões sairão de fábrica com uma nova arquitetura eletrônica. Para isso, a Scania traz uma inovação tecnológica que engloba a reconstrução completa do painel digital, desde os módulos e chicotes até o software e as funções eletrônicas.

 

O novo painel de instrumentos digital tem 12,3” e oferece dois modos de visualização: o completo e o minimal. Na versão completa, apresenta informações intuitivas sobre o caminhão e o implemento, enquanto o modo minimal, inspirado na aviação, exibe apenas as informações essenciais para a operação. Indicado, principalmente, para as viagens noturnas, para o motorista manter o foco na direção.

 

Dentro desta nova arquitetura eletrônica, uma das funções mais inovadoras é a atualização Over The Air. Assim, a fabricante permite atualizações remotas.

 

Nova interface para integração de rastreadores e câmeras

 

Pela crescente demanda de câmeras e rastreadores, a Scania criou uma nova interface para facilitar essa integração ao veículo. A nova interface permite a instalação de rastreadores e câmeras diretamente na fábrica, na concessionária ou conforme a necessidade do cliente. As empresas parcerias da Scania são: Michelin Connected Fleet (Sascar), Autotrac, Omnilink, OnixSat, SIGhRA, Maxtrack e Trucks Control. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)