Salão de Paris está de volta repleto de lançamentos de marcas ‘da casa’

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

Depois de “invadirem” a edição passado do Salão de Paris, em 2022, quando a feira retornou após hiato de quatro anos, mas com baixa adesão, as marcas chinesas respondem à tarifação dos europeus com presença discreta neste ano. BYD, GAC e Xpeng são destaques, mas outras gigantes da China, como GWM, que participou intensamente da última edição com as marcas Ora e Wey, simplesmente não apareceu.

 

Assim, o maior movimento veio das “donas da casa”. A Renault, por exemplo, tem grandes lançamentos, como dois elétricos que prometem revolucionar o mercado.

 

O Renault 5 é a releitura do carro lançado nos anos 1970 e o Renault 4 traz de volta um ícone que fez sucesso até fora da Europa. Para o Brasil, terceiro maior mercado da marca, também haverá novidades.

 

A Renault planeja um modelo inédito, maior que o Duster, para o segundo semestre de 2025. Portanto, antes da picape baseada no carro-conceito Niagara, que será feita na Argentina a partir de 2026. Aliás, o sistema híbrido flex da marca francesa vai estrear em breve no mercado brasileiro.

 

Outras francesas, como Citroën e Peugeot, também têm novidades no evento. Assim como as alemãs Audi e Volkswagen. Já a Leapmotor, marca chinesa da Stellantis, antecipa novidades que virão ao País. Confira alguns dos destaques.

 

Dacia Spring

 

Lançado na Europa em 2021, “irmão” do Kwid acaba de receber retoques no visual que podem antecipar novo estilo do Renault vendido no Brasil. Lá, o carro tem motores elétricos de 45 cv e 65 cv.

 

Volkswagen Tayron

 

O SUV inédito criado na China faz estreia global em Paris e pode suceder o Tiguan Allspace. Inclusive, há rumores sobre sua produção na fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP).

 

Novo Dacia Duster

 

Outro modelo vendido aqui com a marca Renault, o SUV acaba de ser lançado na europa. As linhas, diferentes das do carro feito no País, podem antecipar as do “nosso” futuro compacto.

 

Audi Q6 e-tron Sportback

 

O novo modelo estreia no Brasil em novembro. Feito sobre a plataforma EPP, a mesma do Q6 e-tron, o novato tem baterias de 79 kWh e 95 kWh e pode ter um ou dois motores elétricos.

 

Leapmotor B10

 

Novo SUV da marca chinesa que pertence à Stellantis, o B10 faz estreia mundial em Paris. O SUV elétrico compacto é um modelo global, e, por isso, também pode estar a caminho do Brasil.

 

Citroën C4X

 

Modelo tem versão híbrida, que combina motores elétricos com outros a gasolina e diesel. Além disso, há variante elétrica, batizada de ë-C4, com autonomia de até 420 quilômetros entre as recargas. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Diogo de Oliveira, o jornalista viajou à França a convite da Renault do Brasil)