Transporte Moderno
Os visitantes da Fenatran 2024, o maior evento de transporte de carga da América Latina, terão a oportunidade de conhecer a nova linha de caminhões Accelo 2025 da Mercedes-Benz. Com 20 anos à venda no Brasil, a família de modelos leves e médios da marca alemã ganhou um design moderno e melhorias técnicas significativas.
O objetivo da Mercedes-Benz é se manter forte no segmento de caminhões leves e expandir sua presença no de médios, especialmente na categoria de 11 toneladas, um nicho em que a empresa ainda não havia atuado. Desde o seu lançamento, cerca de 100 mil unidades dos caminhões Accelo foram vendidas no Brasil.
As novas versões do Accelo – 917, 117 e 1417 6×2 – foram desenvolvidas para atender as faixas de peso bruto total (PBT) de 9, 11 e 14 toneladas, permitindo um aumento de até 1,2 tonelada na capacidade de carga. As melhorias incluem a introdução de um novo motor, utilizado no Atego de 17 toneladas, que entrega 163 cv de potência e torque máximo de 62,2 mkgf.
Além do desempenho, o novo Accelo se destaca pelo conjunto óptico em LED, que não apenas aprimora o design, mas também aumenta a segurança com maior eficiência de iluminação e uma vida útil até 30% superior em relação às lâmpadas halógenas. Essa melhoria reduz a necessidade de manutenção, resultando em economia para os clientes, segundo informou a fabricante.
O vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez, anunciou que as versões anteriores – Accelo 817, 1017 e 1317 – permanecerão disponíveis para venda até, pelo menos, o próximo ano. Entretanto, já estão em andamento negociações para as novas versões, com clientes demonstrando interesse em fechar negócios durante a Fenatran. Os caminhões Accelo 2025 terão preço cerca de 10% superior em relação aos modelos atuais. O Accelo 817 zero-quilômetro, por exemplo, custa R$ 368.533,00, segundo a tabela Fipe.
Recorde de negócios?
Ferrarez expressou otimismo em relação ao volume de negócios que a Mercedes-Benz poderá concretizar na Fenatran 2024. Embora não tenha estipulado metas específicas, ele acredita que a edição deste ano deve superar recordes de vendas. “Estamos em um cenário diferente da última feira, quando enfrentamos a transição de caminhões com tecnologia Euro 5 para Euro 6, o que dificultou as vendas”. E complementou: “Além disso, na época, houve a escassez de componentes, especialmente semicondutores. Agora, a indústria está preparada para atender a demanda crescente”, afirmou.
De acordo com Ferrarez, o segundo semestre de 2024 apresenta um panorama positivo, com aumento constante nos emplacamentos de veículos e várias negociações em andamento. “A expectativa é que esta edição da Fenatran seja ainda mais lucrativa do que a anterior.”
Ele revelou que os investimentos da Mercedes-Benz na Fenatran são significativos, com um estande projetado para facilitar os negócios. “Concessionários de todas as regiões do Brasil e da América Latina estarão presentes, destacando o potencial do mercado regional”, concluiu. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)