Salão de Paris terá estreias de ‘donas da casa’ e volta da BMW

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

Paris é mesmo a Cidade Luz. Logo após ser palco de uma Olimpíada, a capital francesa se prepara para o que parece ser o ressurgimento dos salões de veículos. Na 90ª edição do Salão do Automóvel de Paris, que receberá o público de 14 a 20 de outubro, confirmaram presença, com importantes novidades, as marcas “da casa” Citroën, Peugeot e Renault, além da BMW, entre outras.

 

A alemã volta ao evento francês após um hiato de seis anos. Trata-se de uma mudança e tanto, pois a marca vem apostando em eventos pontuais e em raros salões de veículos, como os da China. E é justamente o avanço das marcas chinesas na Europa que fez a BMW voltar a Paris.

 

Em comunicado à imprensa, a marca informa que “será uma oportunidade para apresentar sua forte oferta de produtos, voltada para o futuro e que contribui para redefinir os contornos do automóvel de hoje e de amanhã”.

 

Por isso, a BMW levará à feira toda sua gama de produtos. O movimento inclui a (britânica) Mini e a BMW Motorrad, divisão de motocicletas.

 

Com histórico de grandes lançamentos em Paris, como a 7ª geração do Série 3, em 2018, e os elétricos i3 e i8, em 2012, a BMW não revelou os modelos que levará ao evento. Porém, há boas apostas em vista.

 

A principal seria um novo SUV elétrico compacto. Tratase do iX3, baseado no carro conceito Neue Klasse X, revelado no início deste ano.

 

Da Mini, que acaba de renovar toda sua linha, falta um esportivo. Assim, é provável que a marca apresente o novo John Cooper Works em Paris. O compacto deve ganhar versão elétrica que, segundo rumores, terá cerca de 260 cv.

 

Outro destaque será o M5 Touring, a versão perua da consagrada linha de esportivos, com potência de 727 cv. Bem como o Série 2 Gran Coupé. Ambos já foram apresentados.

 

Da Renault, a estrela será o compacto elétrico 4 E-Tech. O modelo teve alguns poucos detalhes revelados ontem. Com 4,14 metros de comprimento, o modelo chega em 2025.

 

Stellantis

 

Da Stellantis, o foco será nas francesas Citroën e Peugeot e na italiana Alfa Romeo. Além disso, haverá a estreia da Leapmotor na Europa.

 

Da marca chinesa, irão os SUVs B10 e C10. Bem como o subcompacto elétrico T03.

 

No total, são esperados 26 modelos das várias marcas da Stellantis, sendo cinco estreias mundiais. É o caso do novo Peugeot E-408.

 

Outros destaques são as versões com autonomia estendida do E-3008 e do E-5008. As novidades podem rodar até 700 km e 668 km, respectivamente, entre as recargas.

 

O carro-conceito Inception e o volante revolucionário Hypersquare serão apresentados juntamente com um simulador. A marca também vai oferecer a possibilidade de os visitantes fazerem test drive em toda sua linha de produtos.

 

Da Citroën, o destaque serão as estreias globais dos novos C3 e C3 Aircross. Já a Alfa Romeu levará o Junior Veloce, com potência de 280 cv, o novo Ibrida e o Tonale 2025, além do 33 Stradale Fuoriserie, uma série do esportivo limitado a 33 unidades. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Tião Oliveira)