BYD entrega 100 ônibus elétricos no Uruguai

Frota & Cia 

 

Neste mês de setembro, a BYD entregou 100 ônibus totalmente elétricos para a CUTCSA, a maior operadora de transporte público elétrico do Uruguai, em sua fábrica de Qingdao. A meta da CUTCSA é atingir uma frota totalmente eletrificada até 2040. Os veículos são modelos K9UD, de 12 metros de comprimento, feitos sob medida para o mercado uruguaio.

 

Atualmente, a BYD lidera o mercado de ônibus elétrico da América Latina, segundo dados do E-Bus Radar, atualizado em agosto, com 2.600 unidades, seguida pela Foton (1.380) e Yutong (840). No total, são cerca de 5.900 ônibus elétricos que estão em operação em 41 cidades em 12 países latino-americanos. No Brasil, rodam 602 ônibus elétricos. O país com a maior frota elétrica na América Latina ainda é o Chile, com 2658, seguido pela Colômbia com 1590.

 

O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo Juan Antonio Salgado, Presidente do Grupo CUTCSA; Fernando Barcia, Gerente Geral; Martin Orlando, Conselheiro do Uruguai na China; Deng Yuan, Gerente de País da BYD no Uruguai; Zhang Lin, Vice-Gerente Geral da Divisão de Vendas de Automóveis da BYD América; e Wang Bao Can, Gerente Geral da Fábrica de Veículos Comerciais da BYD em Qingdao.

 

“Os ônibus elétricos K9UD, medindo 12 metros de comprimento, são adaptados para o mercado uruguaio, com foco em sustentabilidade ambiental, eficiência energética, tecnologia inteligente, segurança e conforto. Esses ônibus personalizados, não apenas mostram as mais recentes inovações tecnológicas da BYD, mas também simbolizam a sincera cooperação e o progresso contínuo entre as duas partes, representando um passo fundamental na busca pela eletrificação de 100% do transporte público no Uruguai”. Disse a BYD via nota. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)