Com plano de assinatura, Altair quer ampliar universo de clientes no Brasil

AutoIndústria

 

Fornecedora global para diversas empresas do setor automotivo, segmento que representa cerca de 40% de seu faturamento mundial da ordem de US$ 600 milhões, a norte-americana Altair, cotada em bolsa  em US$ 8 bilhões, está intensificando esforços  para expandir sua base de clientes no Brasil e região.

 

Com presença maciça em montadoras e outras grandes empresas, ela vê também aplicação da mais de uma centena de softwares próprios e outras dezenas de desenvolvedores parceiros em empreendimentos menores — pequenos e médios — graças ao seu sistema de assinatura de plataforma de produtos.

 

“Por um mesmo valor, o cliente tem à disposição produtos para uma grande variedade de aplicações e áreas”, reforça Valdir Cardoso, presidente da operação brasileira de fornecedora de tecnologias computacionais fundada em 1985 em Michigan, nos Estados Unidos, justamente no seio da indústria automobilística local e por profissionais que já atuavam ou prestavam serviços para as montadoras.

 

O modelo de negócio por assinatura já conquistou boa parte dos cerca de 16 mil clientes em todo o mundo de segmentos que vão, além do automotivo, também a indústria aeronáutica, empresas de tecnologia, farmacêuticas, químicas, equipamentos pesados e até financeiras.

 

São atendidas em diversos campos como inteligência computacional, softwares e nuvem em design e simulação, computação de alto desempenho e análise de dados, dentre outros.

 

A empresa identifica no Brasil campo fértil para alargar sua carteira de clientes com implementação, em várias áreas de uma mesma empresa, de ciência de dados e IA a partir desse portfólio.

 

“A aplicação da ciência de dados, Inteligência Artificial e computação de alta performance já está algumas das grandes empresas do País e, agora, nossa meta é expandir a base de clientes, buscando empresas menores. Temos soluções que permitem da redução de tempo e custo de desenvolvimento de produtos até fraudes em transações financeiras”, diz o presidente da Altair Brasil.

 

As tecnologias de Gêmeos Digitais e simulações virtuais têm aplicações particularmente interessantes no segmento automotivo: “Fazendo os testes no campo virtual, temos economia de material, evitando gastos com protótipos físicos. O teste físico ainda existe, e pode ser usado apenas na última etapa do desenvolvimento”.

 

Uma parcela das vantagens práticas desse universo de recursos será exibida a potenciais clientes em 3 de setembro, em São Paulo, na terceira edição do ATC, Altair Technology Conference Brazil. No encontro, painéis, palestras  e workshops abordarão e discutiram ferramentas e evoluções em Simulação (Engenharia), Análise de Dados e Manufatura (Processos de Fundição).

 

Serão apresentados, além disso, trabalhos de sucesso desenvolvidos em empresas como General Motors, Ford, Iveco, CNH, Embraer, Marcopolo e no  CTR , Centro Tecnológico Randon.

 

“Para que as empresas evoluam, se tornem mais eficientes, é preciso que o conhecimento e as boas práticas sejam compartilhados. Esse é o objetivo da ATC Brazil 2024, onde diferentes empresas, líderes em seus segmentos, vão demonstrar como estão utilizando as tecnologias Altair para inovar seus produtos e serviços”. (AutoIndústria/George Guimarães)