AutoIndústria
Por R$ 399.990, cujo pacote inclui um carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW e as primeiras revisões gratuitas de 20 mil, 40 mil e 60 mil km, a Kia lança no Brasil o seu primeiro carro 100% elétrico, o SUV médio EV5, em versão única Land.
Com autonomia de 402 km, de acordo com Inmetro, o modelo é equipado com uma bateria de alta tensão de fosfato de ferro e lítio, estrutura tipo lâminas, que gera 88,16 kwh de energia, além de uma bateria de baixa tensão (auxiliar), de chumbo ácido, 45 Ah de capacidade e 12V de tensão operacional.
O presidente da Kia Brasil, José Luiz Gandini, informou que a oferta do modelo no Brasil será limitada a 20 unidades/mês, em função de gargalo na produção do modelo na China e também da demanda mundial acima do esperado.
Hoje com 68 concessionárias no País, 22 têm estrutura para vender e realizar o pós-venda do SUV 100% elétrico. Ao apresentar o modelo em evento realizado em Itu, no interior paulista, na noite da terça-feira, 27, Gandini destacou que a montadora coreana sempre optou pela multiplicidade de oferta, mantendo produção tanto de modelos a combustão como de híbridos e elétricos.
Com relação ao Kia EV5, dirigentes da Kia no Brasil destacaram potência máxima de 160 kW ou 217,5 cv, torque de 31,6 Kgf.m e performance que confere ao modelo 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos.
Além de ter autonomia acima dos seus principais concorrente, com o Volvo EX40 e o BMW iX1, a bateria do EV5 pode ser abastecida em corrente contínua (DC) de 360 kW em 27 minutos (80%) e em estação de 50 kW em 83 minutos (também 80%).
De tração 4×2, a suspensão dianteira do EV5 é independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. A direção é elétrica e o EV5 vem equipado com freios a disco de 17 polegadas nas quatro rodas, sendo ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e EBD.
Gabriel Loureiro, diretor técnico e de pós-venda da Kia Brasil, destacou as dimensões do Kia EV5, de 4.615 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, 1.715 mm de altura e entre-eixos de 2.750 mm, que garantem excelente espaço para os ocupantes.
A capacidade de carga do porta-malas é de 513 litros, que chega a 1.718 litros com o banco traseiro rebatido (piso plano). (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)