IAA Transportation 2024 terá testes em veículos elétricos

Frota & Cia

 

O IAA Transportation 2024, que acontece de 17 a 22 de setembro em Hannover, na Alemanha, terá uma grande variedade de testes em veículos comerciais aos seus visitantes. Entre as montadoras, haverão produtos da DAF, Ford, Tesla, Scania, MAN, Quantron, Mercedes-Benz, Volvo, entre outras marcas.

 

“O IAA Transportation tem tudo a ver com experimentar a inovação. Durante os Test Drives, os visitantes podem experimentar em primeira mão o quão avançada a indústria é. Está claro que a indústria fez sua lição de casa. Agora, a infraestrutura de carregamento necessária precisa ser estabelecida urgentemente”, enfatizou Jürgen Mindel, diretor Executivo da VDA, empresa organizadora do evento.

 

Participantes confirmados

 

Entre as muitas empresas participantes, a Aurobay está apresentando sua Power Delivery Unit, uma tecnologia de carregamento a bordo para veículos comerciais elétricos a bateria (BEVs), aumentando – significativamente – a autonomia do veículo.

 

A Bosch está apresentando seu Demo Truck for Connected Services, um caminhão de médio porte equipado com a solução E2E Connectivity. Isso permite serviços baseados em dados, como Cloud Diagnostics e Predictive Diagnostics, aumentando assim a eficiência e a disponibilidade do veículo. O veículo é movido por um motor a diesel de alto desempenho.

 

A DAF está expandindo sua gama de veículos comerciais elétricos com o XB 190 FA (4×2) e o XD 350 FT (4×2). Ambos os veículos oferecem alcances impressionantes de até 400 km e são projetados para uso urbano e interurbano. O foco está na alta capacidade da bateria e na capacidade de carregamento rápido.

 

A Designwerk, especialista em e-mobilidade para veículos comerciais pesados, está apresentando o novo Lowliner elétrico a bateria, o primeiro trator elétrico para transporte de volume com um sistema de bateria LFP. O E-Lowliner oferece uma vida útil de até 850.000 quilômetros com mais de 3.000 ciclos de carregamento. A distância do solo é idêntica à dos veículos a diesel, permitindo uso irrestrito. Com uma altura de assento a partir de 937 mm, o veículo oferece até 15% mais volume de carga ou espaço para 50% mais unidades de carga quando combinado com um Megatrailer.

 

A Ford está apresentando o V710 E-Transit Custom 320 L1 e o V363 E-Transit 350 L2, duas vans totalmente elétricas para entrega urbana.

 

A Hyliko está apresentando o Hy T44 First Edition 4×2, um trator com tração híbrida hidrogênio-elétrica. Este caminhão oferece uma alternativa livre de emissões para transporte pesado e demonstra o potencial da tecnologia de hidrogênio no transporte comercial.

 

A Iveco levará 13 veículos para testes, incluindo o novo veículo comercial leve elétrico desenvolvido em colaboração com a Hyundai e o novo S-eWay.

 

A MAN terá o TGX 18.449 4×2 BEV e o TGX 28.580 6×2=2 com um motor de combustão de hidrogênio (H2 ICE).

 

A MAXUS está apresentando o eDELIVER 5 e o eDELIVER 7, dois veículos comerciais elétricos para uso urbano e rural.

 

A Phinia está apresentando um veículo de demonstração baseado no Peugeot BOXER, equipado com um motor de 2,2 litros convertido para injeção direta de hidrogênio. Este veículo combina alta capacidade de reboque com um alcance de até 500 km, mostrando o potencial do hidrogênio como combustível alternativo.

 

A Quantron está apresentando o QLI FCEV, um veículo elétrico a hidrogênio com um alcance de até 450 km. Este modelo é particularmente adequado para cadeias de suprimentos urbanas e inter-regionais, oferecendo uma alternativa sem emissões para acionamentos convencionais.

 

A Scania está apresentando, entre outros veículos, o Gas Truck CBG 460 R e o BEV 45 R totalmente elétrico.

 

A Tesla está apresentando o Semi Truck, um caminhão totalmente elétrico com um alcance de até 800 km.

 

A Trailer Dynamics está apresentando seu inovador eTrailer D600, que é compatível com caminhões a diesel e elétricos. Esses eTrailers oferecem suporte adicional de tração elétrica e aumentam significativamente o alcance dos tratores BEV.

 

A Volkswagen está apresentando várias versões do ID. BUZZ, incluindo o ID. BUZZ Pro e o ID. BUZZ Cargo.

 

A Volta Trucks está apresentando o Volta Zero, o primeiro caminhão elétrico de 16/18 toneladas construído especificamente para esse fim, oferecendo um alcance de 283 km.

 

A Volvo está apresentando os elétricos FH Aero Electric e o FM Low Entry para transporte urbano e rodoviário.

 

A Windrose está apresentando o Windrose 6×4 EV e o Windrose 4×2 EV, dois caminhões de longa distância com alcance de 670 km e potência máxima de mais de 1.000 kW.

 

Além disso, a Daimler Truck oferece test drives diretamente de seu estande. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)