Transporte Moderno
A TEVX Higer e XCMG são as duas marcas chinesas de caminhões elétricos que já confirmaram presença na edição deste ano da Fenatran, maior feira do transporte rodoviário de carga da América Latina, que acontecerá entre 4 e 8 de novembro, em São Paulo. A informação foi fornecida pela RX, empresa que organiza o evento, ao portal Transporte Moderno. Procuradas pela reportagem, as outras marcas chinesas BYD e JAC Motors, que também vendem caminhões elétricos no Brasil, confirmaram que não estarão presentes nesta edição do evento.
Em nota, o presidente da JAC Motors, Sergio Habib, declarou que “a JAC Motors entende que a despesa em salões não compensa o volume de negócios gerados, por isso opta por não participar mais”. Atualmente, a marca tem 87% de participação de vendas de caminhões elétricos no Brasil, com uma frota circulante de mais de 2 mil veículos.
As duas empresas asiáticas com exposição confirmadas na feira têm em comum o fato de ser a primeira vez que participam do evento. Em junho, a TEVX Higer, que já comercializa ônibus elétricos no mercado brasileiro, confirmou que apresentará em primeira mão modelos de caminhão e furgão de carga eletrificados. O caminhão pesado que a marca chinesa trará para o Brasil tem PBT de 40 toneladas e o furgão tem versões de 3,5 e 5 toneladas de PBT. Os dois são equipados com baterias CATL e com motor DANA.
O diretor para América Latina da Higer Bus, Marcelo Barella, disse que a montadora escolheu começar a fornecer caminhão pesado elétrico para o Brasil, mas acredita que no futuro também haverá espaço para oferecer modelos a hidrogênio por aqui também. A empresa já tem essa tecnologia disponível na China. Barella revela que já há empresas de transporte e embarcadores interessadas no modelo. “São companhias que estão em busca da descarbonização das suas frotas”, comentou Barella.
A marca Higer produz ônibus elétricos na China há 20 anos, mas, desde 1998, já fabricava modelos a diesel. Dos 330 mil modelos feitos no país asiático, 55 mil são elétricos. Mais recentemente, em 2022, a empresa passou a produzir caminhões de 8 a 49 toneladas de PBT e comerciais leves. Na China, a Higer também fabrica caminhões a hidrogênio e acumula uma frota de 2 mil unidades.
Dos caminhões leves aos pesados
Da mesma forma, a XCMG mostrará sua linha de caminhões elétricos. A empresa ainda não informou oficialmente o que irá apresentar, mas já havia adiantado que lançará novos modelos de caminhões elétricos durante a feira, incluindo um leve com peso bruto total (PBT) de 9,5 toneladas e um semipesado com PBT de 17 toneladas.
Além disso, apresentará um cavalo mecânico trucado com autonomia de até 200 km para operações entre centros de distribuição. Atualmente, a XCMG vende o E7-29R 8×4, um rígido com 29 t de PBT e o cavalo-mecânico E7-49T 6×4. Segundo a empresa, o modelo já está em operações de grandes empresas no país.
Depois de completar uma década de produção de máquinas amarelas no Brasil, a chinesa XCMG quer aumentar sua participação no mercado nacional de caminhões elétricos. Desde 2021, passou a vender unidades importadas da sua matriz chinesa para empresas do ramo de mineração. Agora, com uma frota de 120 unidades, a fabricante planeja triplicar esse número até o fim do ano, com 360 vendas.
A estratégia para alcançar seu objetivo está apoiada, principalmente, na gama diversificada de modelos que colocará à disposição dos clientes. Desde os mais leves até os mais pesados. Até o momento, nenhuma marca de caminhões oferece uma linha completa de modelos elétricos no Brasil. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)