Motor 1/Nikkei Asia/Reuters
Estes são tempos desafiadores para as fabricantes de automóveis. A concorrência nunca foi tão acirrada, alimentada pela ascensão das empresas chinesas, que têm uma vantagem inicial na corrida dos veículos elétricos. Acrescente regulamentações de emissões cada vez mais rígidas e você terá a tempestade perfeita. Para enfrentar todos os obstáculos que estão por vir, alguns dos maiores nomes do setor estão unindo forças. A recém-formada aliança Honda-Nissan poderá receber um terceiro participante: a Mitsubishi.
O Nikkei Asia informa que a Mitsubishi supostamente quer se juntar ao acordo existente entre a Honda e a Nissan. De acordo com o acordo inicial anunciado em meados de março, a colaboração se concentra em “plataformas de software automotivo, componentes principais relacionados a veículos elétricos e produtos complementares”. A entrada dessa terceira marca japonesa na aliança faria sentido, considerando que a Nissan tem uma participação de 34% na Mitsubishi.
A reportagem afirma que a Mitsubishi já assinou um acordo de confidencialidade (NDA) com a Honda e a Nissan para dar início às discussões sobre uma aliança mais ampla. Logo após a publicação do artigo pelo jornal japonês, as ações da Mitsubishi subiram 6,3%, de acordo com a agência Reuters. A Nissan também registrou um aumento de 2,8%, enquanto a Honda ganhou 2,6%.
O trabalho conjunto das três empresas reduziria os custos de pesquisa e desenvolvimento e aceleraria o desenvolvimento, o que permitiria enfrentar melhor a concorrência chinesa. No entanto, os detalhes finais sobre a aliança não foram divulgados. É importante observar que a Nissan e a Mitsubishi vêm trabalhando em conjunto com a Renault desde 1999.
Uma colaboração entre a Nissan, a Honda e a Mitsubishi não seria o primeiro trio japonês formado este ano. Há alguns meses, a Toyota, a Mazda e a Subaru se uniram para desenvolver uma nova geração de motores de combustão. Essa próxima onda de propulsores se concentrará em sistemas híbridos e na compatibilidade com combustíveis neutros em carbono. A Toyota está preparando vários motores de quatro cilindros em linha, a Mazda está aprimorando sua tecnologia rotativa para EVs com autonomia estendida e a Subaru está refinando seu exclusivo motor boxer.
Sendo ingênuo como sou, seria ótimo se a Nissan, a Honda e a Mitsubishi trabalhassem juntas em um carro esportivo acessível. Recentemente, a Nissan deu a entender que um dia poderia trazer de volta o Silvia. No entanto, essa aliança parece estar relacionada a coisas menos interessantes, como software e veículos elétricos. O Nikkei Asia informa que os híbridos plug-in e os carros kei também podem ser objetivos comuns. No final das contas, tudo se resume a cortar custos, e é difícil fazer carros esportivos lucrativos. (Motor 1/Nikkei Asia/Reuters/Nicolas Tavares/Adrian Padeanu, traduzido por Nicolas Tavares)