Lixo poderá virar hidrogênio para diversas aplicações

Frota & Cia

 

A conversão de resíduos não recicláveis ​​em energia limpa para várias aplicações pode se tornar realidade nos próximos anos a partir de um acordo firmado entre a Siemens e a Boson Energy, que visa a produção de hidrogênio.

 

A Siemens fornecerá consultoria e tecnologia, incluindo aplicações de seu portfólio Xcelerator, que abrange automação, digitalização, eletrificação e instrumentação. A Boson Energy, por sua vez, pretende estabelecer mais de 300 fábricas pelo mundo para produção de 1 milhão de toneladas de hidrogênio até 2030, o que evitará até 30 milhões de toneladas de emissões de CO₂ por ano. O projeto começará pela Alemanha, Polônia e Suécia, seguindo para toda a Europa. A Boson Energy está almejando uma presença global.

 

A colaboração visa promover a segurança energética local sustentável, permitindo a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos movidos a células de combustível a hidrogênio sem comprometer a estabilidade da rede ou impactar os preços ao consumidor.

 

A Siemens oferece tecnologia para cada etapa do desenvolvimento do setor, desde os processos químicos iniciais até as estações de carregamento finais. Seu portfólio abrange todos os produtos, soluções e serviços necessários em automação, eletrificação e instrumentação. Como parceira tecnológica, a Siemens auxiliará a Boson Energy na construção de um projeto para criar uma solução escalável, aplicando a mais recente tecnologia em serviços digitais e software para otimização, padronização e simulação durante as fases de fabricação e operação.

 

“A digitalização e a automação são cruciais para construir e dimensionar capacidades de produção – ainda mais para processos complexos como a reciclagem termoquímica”, comenta Axel Lorenz, CEO de Automação de Processos da Siemens Digital Industries. “A colaboração com a Boson Energy representa um passo significativo em nosso compromisso de avançar tecnologias para a redução de CO₂”, completa Stephan May, CEO de Eletrificação e Automação da Siemens Smart Infrastructure. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)