Stellantis confirma as suas ambições e estratégia de reciclagem no IARC 2024

Motor Mais

 

SUSTAINera, negócio da Stellantis dedicado a iniciativas de Economia Circular, está fazendo progressos consideráveis nos seus esforços para renovar o modelo de consumo e aumentar a sua presença na reciclagem, ampliando a participação (quota) no fornecimento de materiais, reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto sobre os recursos naturais.

 

“Desde a introdução da SUSTAINera, em 2022, alcançamos resultados muito positivos em áreas como a remanufatura de peças, reciclagem de baterias e veículos em fim de vida”, disse Alison Jones, Senior Vice Presidente responsável global por Economia Circular na Stellantis, durante uma apresentação importante no Congresso Internacional de Reciclagem de Automóvel (IARC), em Antuérpia, Bélgica. “Continuamos comprometidos com a nossa meta de aumentar as receitas de reciclagem em dez vezes e chegar a mais de 2 bilhões de euros em receitas totais de Economia Circular até 2030 – totalmente em linha com o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis”.

 

Alguns destes resultados positivos da unidade de Economia Circular incluem:

 

Valorauto, a solução para veículos em fim de vida

 

Desde janeiro de 2024, a Stellantis tem oferecido a clientes individuais e a concessionários na França, Bélgica e Luxemburgo um serviço de gestão de veículos em fim de vida por meio da plataforma Valorauto. Independente da marca e do tipo de motor (combustão, híbrido ou elétrico), é oferecido um serviço abrangente, com captação sem custos e oportunidade de retorno financeiro para os usuários.

 

A Valorauto é o prestador de serviços pertencente à joint venture SUSTAINera Valorauto SAS entre a Stellantis e a GALLOO – um importante paceiro na reciclagem automotiva. Esta joint venture trabalha com unidades de tratamento autorizadas selecionadas, permitindo o recolhimento do veículo, o seu desmonte e a recuperação de peças para serem reutilizadas ou remanufaturadas (incluindo as baterias de veículos elétricos, ou a sua reutilização em projetos de segunda vida, como armazenamento de energia). O restante das peças ainda pode ser reciclado.

 

Isto está em linha com os objetivos de Economia Circular da Empresa de prolongar a vida útil dos produtos e, quando já não for possível, devolver o material ao ciclo de produção para reduzir o desperdício e o impacto ambiental da procura por novas matérias-primas, ao mesmo tempo em que cria valor econômico e respeita o Regulamento Europeu das Responsabilidades do Produtor em relação a veículos.

 

Mais especificamente, para estar em conformidade com a Lei Francesa de Economia Circular (Loi AGEC), a Stellantis desenvolveu o seu próprio sistema para gerenciar todos os veículos em fim de vida da empresa, garantindo a qualidade do processo desde o design sustentável dos veículos até o tratamento no fim de vida, com o objetivo de participar no desenvolvimento da economia circular da Stellantis.

 

A intenção é desenvolver, sempre que possível, sistemas individuais em outros países, de acordo com os requisitos regulamentares e, ao mesmo tempo, expandir os serviços da Valorauto nos principais países da Europa.

 

Reciclagem de rodas de liga leve na América do Norte

 

Dentro da lógica do ciclo de vida completo de materiais, a Stellantis já estabeleceu um canal de reciclagem para rodas de liga no mercado norte-americano com o seu parceiro Real Alloy.

 

As rodas em fim de vida são recolhidas diretamente junto aos concessionários e depois fundidas para serem usadas como alumínio bruto secundário para fabricar novos componentes de motor ou transmissão na nossa fábrica de fundição em Kokomo, no estado de Indiana. Preparar este “ciclo fechado” de materiais evita a perda total do material de rodas danificadas, reintegrando-o no processo de produção sob outra forma.

 

Produtos Reciclados SUSTAINera, uma escolha responsável do cliente

 

SUSTAINera lançou, no IARC, a sua primeira gama de produtos Reciclados para complementar a oferta 4R (peças Remanufaturadas, Reparadas, Reutilizadas, Recicladas) na gama de Peças e Serviços.

 

Os 2 primeiros produtos desta gama são:

 

  1. um líquido de lavagem de para-brisas feito 100% de álcool regenerado a partir de solventes industriais reciclados, permitindo a redução de resíduos. Ao contrário de um líquido de lavagem de para-brisas tradicional à base de metanol/etanol, ele reduz o impacto ambiental, e mantém um ótimo desempenho. É formulado sem corantes e respeita os mais exigentes padrões estabelecidos pelos fabricantes de veículos para limpeza de para-brisas e prevenção de congelamento, pois a sua concentração de álcool regenerado é eficaz em temperaturas de até -20°C.

 

  1. um líquido de arrefecimento à base de monoetilenoglicol 100% reciclado a partir de resíduos de produção industrial, livre de nitratos, boratos e aminas, e sem silicatos. Fornece proteção ao motor contra ferrugem, aquecimento e congelamento (-25° compatível também com países frios). É compatível com elastômeros e metais comuns e garante transferência de calor eficiente. Os elevados requisitos das suas especificações permitem que seja utilizado no plano de manutenção de veículos da Stellantis, bem como em veículos de outras marcas.

 

São os primeiros produtos do seu gênero disponíveis no mercado de Pós-vendas, respeitando as especificações originais do fabricante de automóveis. Existem em múltiplos formatos para atender às necessidades de clientes individuais e profissionais e com embalagens feitas principalmente a partir de pelo menos 50% de plástico reciclado.

 

Reciclagem de baterias de veículos elétricos, o desafio dos próximos anos

 

Alison Jones, no seu discurso, lembrou o Memorando de Entendimento que a Stellantis assinou com a Orano para uma Joint Venture para gerenciar baterias de veículos elétricos em fim de vida e resíduos de gigafábricas tanto na Europa quanto na América do Norte. Isto fortalece a posição da Stellantis na cadeia de valor das baterias de veículos elétricos, garantindo acesso adicional a cobalto, níquel e lítio necessários para a eletrificação e a transição energética, ajudando a cumprir a diretiva relativa a baterias da União Europeia (UE) de 2031 no sentido de utilizar materiais reciclados em novas baterias. Esta parceria está entre as primeiras iniciativas da indústria para apoiar uma abordagem de economia circular global para a fabricação e o consumo. (Motor Mais)