PMU debate desafios e aponta caminhos para a mobilidade urbana

O Estado de S. Paulo

 

Um galpão, situado às margens da Marginal Pinheiros, zona oeste de São Paulo, com cerca de 9 mil metros quadrados e pé-direito de 16 metros, foi o palco da terceira edição do Parque da Mobilidade Urbana, conhecido como PMU. O evento é resultado da parceria entre Mobilidade Estadão e Connected Smart Cities.

 

Entre 13 e 14 de junho, o PMU reuniu cerca de 150 especialistas, entre os mais renomados profissionais do setor de mobilidade, que compartilharam ideias sobre os principais desafios do segmento.

 

Foram, ao todo, 35 painéis que ocorreram em cinco palcos, dispostos um ao lado do outro. O evento se destaca por trazer à cena da discussão temas dos mais abrangentes. Por exemplo, discutiram-se de questões relacionadas à caminhabilidade nas ruas das grandes cidades a programas do governo relacionados à descarbonização de veículos pesados, como caminhões e ônibus.

 

Também se falou sobre tecnologia, sistemas de transporte e pagamentos inteligentes, segurança para mulheres no transporte público, segurança para motociclistas, ciclistas e pedestres, logística, drones, a importância do novo PAC para o setor de transporte público, tarifa zero, mobilidade urbana inclusiva, acessibilidade, inteligência artificial, eletrificação e mobilidade ativa, entre outros temas.

 

Experiência e premiações

 

Além de debater sobre o futuro da mobilidade no País, o encontro permitiu momentos de descontração e novas experiências para os participantes. Foram montados espaços nos quais os interessados puderam testar novos veículos, ou mesmo vivenciar algumas atividades interativas.

 

Para quem foi conhecer novidades em veículos elétricos, não faltaram opções entre patinetes, motos e carros. O final dos dois dias de evento foi reservado às premiações.

 

Na última quinta-feira (13) foram reconhecidos os vencedores nas categorias Iniciativas Privadas em Favor da Mobilidade Sustentável, Iniciativa Pública em Favor da Mobilidade Sustentável, Iniciativas que Inovam e Transformam, Iniciativas em Favor da Segurança Viária, Iniciativas em Favor da Mobilidade Ativa, Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana e Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana. Na sexta (14), foi a vez de o Observatório Nacional de Segurança Viária premiar os destaques do Maio Amarelo em seis categorias. (O Estado de S. Paulo/Dante Grecco)