Truck & Bus Builder América do Sul
Focada no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o transporte de passageiros nos grandes centros urbanos de todo o mundo, a Marcopolo é uma das participantes do Parque da Mobilidade Urbana (Parque da Mobilidade Urbana – Disruptivo, Sustentável e Inclusivo), evento que será realizado nos dias 13 e 14 de junho na ARCA, em São Paulo, e tem como objetivo direcionar discussões para uma mobilidade urbana mais inteligente e sustentável.
A fabricante irá expor o Attivi Integral, ônibus 100% elétrico e totalmente desenvolvido e produzido no Brasil e contará com a presença de Renato Florence, gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento, no painel “A indústria do ônibus elétrico”, abordando as novas tecnologias que estão em desenvolvimento dentro do desafio da descarbonização.
O executivo vai destacar a importância da capacitação da indústria brasileira para produção em larga escala do ônibus elétrico a implantação da eletromobilidade no País, assim como acelerar a transição das frotas e os obstáculos e as oportunidades existentes. Segundo ele, é preciso que o setor continue investindo e desenvolvendo novas tecnologias e soluções para acelerar a utilização dos veículos elétricos no transporte coletivo de passageiros. “É preciso investir fortemente em infraestrutura de recarga e demais de insumos, equipamentos e serviços para oferecer produtos de alta qualidade, eficiência energética e confiabilidade para atender a demanda”, enfatiza.
Marcopolo Attivi Integral
O ônibus 100% elétrico Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional, o conhecimento da engenharia brasileira e a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo, reproduzindo a segurança e confiabilidade. O modelo pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).
Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.
O Parque da Mobilidade Urbana
Em sua terceira edição, o Parque da Mobilidade Urbana foi criado para promover a mobilidade urbana mais sustentável, inclusiva e disruptiva. O evento terá com trilhas o transporte público; a indústria da mobilidade; tecnologia e inovação; segurança no trânsito, nas ruas e inclusão; mobilidade ativa e compartilhada; logística urbana inteligente e frotas conectadas; planejamento da mobilidade urbana nas cidades, e tendências, mobilidade aérea urbana e drones.
Ficha Técnica Attivi
Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
Capacidade – até 82 passageiros
Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
Motor de tração Central com potência de 350 kW e torque de 3.300 Nm
Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg
Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
Comprimento – até 13 m
Largura – 2,55 m
Freios a disco com ABS/EBD (Door Brake)
Direção eletro-hidráulica
Suspensão pneumática
Sobre a Marcopolo
Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países. (Truck & Bus Builder América do Sul)