Montadoras locais dão rotas para eletrificação no Simpósio SAE de VEH

Coisas de Agora

 

Marcos Paiva, diretor geral de Qualidade, Opex e EV da GM; João Irineu Medeiros, vice-presidente de Compliance de Produto da Stellantis América do Sul; e Marcio Alfonso, diretor de Engenharia de Produtos e Inovação da GWM, serão os debatedores do Painel Eletrificação no Brasil: Estratégia das montadoras locais, do 13º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, no próximo dia 11 de junho, em São Paulo.

 

A programação destaca ainda debates com especialistas sobre caminhos para a descarbonização na eletrificação veicular brasileira, avanços da tecnologia em baterias, desafios do gerenciamento do sistema de armazenamento de energia, eletrificação no setor aeronáutico, além de estratégias e rotas tecnológicas das montadoras de veículos para redução de CO2 pela eletrificação dos portfólios, entre outros temas.

 

13º Simpósio SAE de Veículos Elétricos e Híbridos

11 de junho

AMCHAM Business Center

Rua da Paz 1431, Chácara Santo Antônio, São Paulo-SP

Programação (sujeita a alterações)

 

11 de Junho

 

  • 07:45 – Welcome coffee e credenciamento
  • 8:30 – Abertura
  • 09:00 – Keynote speaker – Ieda Maria Oliveira, diretora executiva Eletrabus: Reflexões sobre o protagonismo da eletromobilidade dos veículos comerciais no Brasil
  • 09:30 – Mesa redonda – A jornada dos veículos comerciais elétricos nas rodovias brasileiras. Moderador: Marco Garcia, Scania. Debatedores: Renato Machado Florence, gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo; Thomas Paris Caldellas, coordenador-geral de Regulamentos Técnicos e Mobilidade Sustentável do MDIC (online); Alexandre Parolin, National Transportation manager da PepsiCo e representante da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
  • 10:15 – Coffee Break
  • 10:45 – Painel 1: Descarbonização e economia circular na mobilidade elétrica (do berço ao túmulo). Moderador: Janayna Bhering, executiva Fundep. Palestras – Emissões de GGE na Avaliação do Ciclo de Vida de veículos leves no Brasil, por Carmem Araujo, líder de projetos – ICCT BRASIL; e Descarbonização e Economia Circular na Mobilidade Elétrica, por Márcia Loureiro, head of eMobility – Vibra Energia.
  • 11:45 – Fórmulas Estudantis – Pitches e Estudo de Caso das competições estudantis por equipes da Fórmula SAE Elétrico. Moderador: Renato Kazuo Murakami, gerente industrial – Kion South America. Equipes: B’Energy Racing Facens, representada por Anna Flávia Soares de Melo, e Vanessa Silva Ribeiro de Lima; e FEI, representada por João Pedro Bruni e Rafaela Rios Ribeiro.
  • 12:15 – Almoço
  • 13:45 – Painel 2: Inovação nas Baterias para Eletromobilidade. Moderador: Raul Beck, RT de Sistemas de Energia – CPQD. Palestras – Hibridização Veicular no Brasil: Cenários, Perspectivas e Oportunidades, por Gustavo Tineli, especialista em Engenharia Automotiva – Grupo Moura; Estudo e previsibilidade do envelhecimento das baterias em Ciclos Reais de utilização, por Fabio Orefice, consultor técnico – Siemens; A evolução tecnológica das baterias de lítio para mobilidade elétrica, por Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora especialista II – CPQD.
  • 15:05 – Palestra técnica – Eletrificação Aeronáutica, por Carlos Roberto Ilário da Silva, chief technology officer – Nidec Aerospace. Moderador: Luciano Sousa, coordenador – EMBRAPII.
  • 15:40 – Coffee break
  • 16:10 – Painel 3: Eletrificação no Brasil: Estratégia das montadoras locais. Moderador: Ricardo Bacellar, membro do Conselho Consultivo – Automotivo e Mobilidade da SAE BRASIL. Debatedores: Marcos Paiva, diretor geral de Qualidade, Opex e EV – GM; João Irineu Medeiros, vice-presidente de Compliance de Produto – Stellantis América do Sul e Marcio Alfonso, diretor de Engenharia de Produtos e Inovação – GWM.
  • 17:10 – Keynote speaker – Thiago Sugahara, gerente de ESG na ABVE: Tendências de Mercado
  • 17:35 – Encerramento

 

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países. (Coisas de Agora)