Chinesa Tevx Higer confirma que venderá caminhão e furgão elétricos no mercado brasileiro

Transporte Moderno

 

A TEVX Higer, que já comercializa ônibus elétricos no mercado brasileiro, confirmou que também venderá caminhão e furgão de carga eletrificados no país. Os modelos serão apresentados oficialmente na Fenatran 2024, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro, em São Paulo. O caminhão pesado que a marca chinesa trará para o Brasil tem PBT de 40 toneladas e o furgão tem versões de 3,5 e 5 toneladas de PBT. Ambos são equipados com baterias CATL e com motor DANA.

 

O diretor para América Latina da Higer Bus, Marcelo Barella, disse que a montadora escolheu começar a fornecer caminhão pesado elétrico para o Brasil, mas acredita que no futuro também haverá espaço para oferecer modelos a hidrogênio por aqui também. A empresa já tem essa tecnologia disponível na China. Barella revela que já há empresas de transporte e embarcadores interessadas no modelo. “São companhias que estão em busca da descarbonização das suas frotas”, comentou Barella.

 

Preço e concorrência

 

Para brigar por espaço, a TEVX Higer terá preços competitivos frente à concorrência, garante a diretora de estratégia e vendas, Adriana Taqueti. Segundo a diretora, o Brasil tem um amplo mercado para furgões, o que faz com que haja confiança para o bom desempenho de vendas. “O comércio eletrônico certamente vai puxar a demanda pelos veículos da marca”. Ela conta que já há conversas com empresas desse segmento.

 

A marca Higer produz ônibus elétricos na China há 20 anos, mas, desde 1998, já fabricava modelos a diesel. Dos 330 mil modelos feitos no país asiático, 55 mil são elétricos. Mais recentemente, em 2022, a empresa passou a produzir caminhões de 8 a 49 toneladas de PBT e comerciais leves. Na China, a Higer também fabrica caminhões a hidrogênio e acumula uma frota de 2 mil unidades. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)