Ford começa a produzir elétricos na Alemanha

AutoIndústria

 

A Ford iniciou a produção em regime comercial do SUV Explorer elétrico na Europa oficialmente nesta quarta-feira, 5. O modelo, que compartilha a plataforma MEB do Volkswagen ID.4, é fabricado na revitalizada e quase centenária fábrica de Colônia, Alemanha.

 

O primeiro elétrico europeu da marca já está à venda por preços a partir de € 47 mil. A versão de entrada tem motor elétrico traseiro que desenvolve 281 cv e bateria 77 KWh para até 601 quilômetros de autonomia (WLTP). Para quem quer mais desempenho, há uma segunda opção com dois motores de 335 cv combinados, tração integral e 566 km de autonomia.

 

Para fabricar veículos elétricos na Alemanha, a Ford investiu mais de € 2 bilhões na planta inaugurada na década de 1930 e que já fabricou do icônico Modelo A até o compacto Fiesta.

 

Depois do Explorer, a unidade será base produtiva também de um crossover esportivo igualmente derivado da plataforma MEB e que será lançado ainda em 2024.

 

Ford Alemanha

 

O agora chamado Centro de Veículos Elétricos poderá produzir perto de 250 mil por ano quando em pleno regime de trabalho, se valendo, destaca a Ford, de equipamentos dotados de inteligência artificial, autoaprendizagem e mais de 600 robôs em diversas etapas do processo de montagem.

 

A montadora tem meta de alcançar a neutralidade das emissões de carbono nas instalações, logística e fornecedores diretos até 2035. Com a produção em andamento em Colônia, os dados de emissões de gases de efeito estufa serão monitorados e registrados para certificação independente.

 

Além de iniciativas que reduzem a utilização de água e o consumo de energia, toda a eletricidade e o gás natural necessários para operação são renováveis. “O início da produção em massa de veículos elétricos, marca uma nova era para a Ford na Europa”, comemora Kieran Cahill, vice-presidente de manufatura da Ford na Europa. (AutoIndústria)