Motores elétricos da Scania equivalentes aos a diesel

Frota & Cia

 

A partir do direcionamento do mercado global para uma mobilidade mais eficiente e sustentável, a Scania já conta com três alternativas elétricas aos propulsores da marca, incluindo o V8 e as linhas Super e Urban Workhorse (para aplicações urbanas).

 

O EM C3-6 é o equivalente elétrico do lendário motor V8 com potências de 400 e 450 kW (540 e 610 cv, respectivamente). Trabalha com uma transmissão de seis velocidades. “O C3-6 se destaca da concorrência pela potência, torque ininterrupto nas trocas de marcha e desempenho de aceleração. A sensação de condução combinada destas características é única e faz com que a Scania se destaque da multidão”, diz Fredrik Sundén, desenvolvedor de mobilidade elétrica na Scania Research & Development.

 

O EM C1-4 corresponde a um Scania Super de seis cilindros com potências entre 270 e 400 kW (360 e 540 cv, respectivamente). Trabalha com uma caixa de quatro velocidades.  “O C1-4 é uma unidade de acionamento que adaptamos para futuras necessidades de peso, eficiência e instalação. O trem de força é bem balanceado e oferecido em vários estágios de desempenho para atender qualquer aplicação”, afirma Sundén.

 

O EM C1-2, para aplicações urbanas, possui potências de 210 kW e 240 kW (285 e 320 cv, respectivamente). “Se fizéssemos uma comparação com o diesel, seria o equivalente a um motor de 9 litros. Em comparação com um trem de força ICE convencional, a controlabilidade da nova máquina elétrica de duas velocidades oferece uma grande vantagem. Em condições operacionais, o condutor experimentará uma experiência de condução mais direta, com respostas mais rápidas e uma sensação mais suave do trem de força”, analisa Sundén.

 

Os três motores elétricos são instalados no centro dos eixos, o que reduz peso e libera espaço nos chassis. “Acreditamos que o motor elétrica centralizado é a solução mais flexível e eficiente neste momento”, afirma Hans Petersson, gestor Sénior de Produto da Scania e-Trucks. “Ter mais peso não suspenso e menor distância ao solo significa que um eixo elétrico pode funcionar bem em estradas planas, mas não em estradas irregulares. A solução do eixo elétrico também pode significar menor capacidade de carga e as possibilidades de trem de força são limitadas”, conclui.

 

Baterias

 

A identificação das baterias consiste em: EM, que significa Electric Machine; C, para localização central; o primeiro número representa o número de máquinas eletrônicas; o segundo para o número de marchas.

 

EM C3-6

 

Aplicações típicas: Operações pesadas e exigentes

Potência contínua: 400/450 kW (54 0/610 CV)

Engrenagens: 6

GTW adequado: Até 64+ toneladas

Peso: 590kg

TDF: Sim, funciona quando está parado e em condução.

 

EM C1-4

 

Aplicações típicas: Peso médio, longo curso, regional

Potência contínua: 270/300/330/360/400 kW (360/410/440/490/540 hp)

Engrenagens: 4

GTW adequado: Até 64 toneladas

Peso: 390kg

PTO: Sim, funciona quando está parado.

 

EM C1-2

 

Aplicações típicas: Pesos mais leves, operações urbanas, distribuição

Potência contínua: 210/240 kW (280/320 HP)

Engrenagens: 2

GTW adequado: Até 29 toneladas

Peso: 290kg

PTO: Sim, funciona quando está parado.

(Frota & Cia/Gustavo Queiroz)