O Estado de S. Paulo/Mobilidade
Apesar dos recentes estudos e debates de que o veículo 100% elétrico pode emitir mais dióxido de carbono (CO2) do que as propulsões flex e híbrido flex, as empresas envolvidas na transição energética brasileira não param de investir.
A aposta é que as vendas de carros movidos a bateria seguirão em alta no País e, para atendê-los de maneira adequada, a solução é ampliar ao máximo – e em pouco tempo – a infraestrutura de recarga e a praticidade na hora de pagar. Veja, a seguir, mais três movimentos nessa direção.
Zletric e 99
Depois dos bons resultados do eletroposto do Parque Trianon, na região da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), inaugurado em setembro de 2023, a Zletric e a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana, resolveram expandir a oferta de pontos de recargas.
As companhias, integrantes da Aliança pela Mobilidade Sustentável, abriram um novo eletroposto em ponto estratégico da capital paulista, instalado no Posto Bangkok (Avenida Eusébio Matoso, 488, Pinheiros, zona oeste de São Paulo). O equipamento é um carregador rápido 60 kWh, com duas entradas (uma do tipo ChaDeMo e a outra CCS2) e funciona das 6 às 23 horas.
A tarifa promocional de R$ 0,99 o kWh é a mesma cobrada no Parque Trianon. “A quantidade de carros elétricos ou híbridos cadastrada na plataforma da 99 está crescendo e já temos hoje mais de 3.700 automóveis ativos no aplicativo”, afirma Pedro Schaan, CEO da Zletric.
A meta da parceria consiste em fazer a infraestrutura acompanhar o aumento dos emplacamentos. “Essa ampliação permitirá que os motoristas parceiros da 99 e os demais permaneçam parados menos tempo, utilizando hubs em regiões de grande circulação, com conveniência e segurança”, diz.
Pedro Schaan revela que a adesão dos motoristas ao Parque Trianon surpreendeu, a ponto de motivar o lançamento de outra unidade. “Em janeiro de 2024, contabilizamos cinco vezes mais usuários do que tínhamos previsto.”
Hub da Go Electric
A Go Electric também apresenta um plano de expansão de infraestrutura de recarga. Em abril, ela abriu o segundo eletroposto em estradas de São Paulo. O hub fica na Rodovia Anhanguera (SP-330), na altura do km 38, no trevo principal da cidade de Cajamar, região metropolitana de São Paulo.
Cajamar foi escolhida por se tratar de um dos polos logísticos mais importantes do País, com 1,3 milhão de m² de galpões. Segundo Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric, as transportadoras buscam acelerar a substituição da frota com motor a combustão por veículos elétricos.
O aporte da empresa contou com a participação da RN Logística, cuja estratégia é desenvolver soluções que atendam ao mercado de transporte e logística, em middle e last mile.A RN investe em veículos elétricos desde 2016. “A parceria chegou na hora certa. Teríamos de investir para suprir a nossa frota. Mas arcar com todos os custos e dores da operação e infraestrutura não é o nosso negócio. Com o acordo, conseguimos manter o foco na eletrificação de nossos veículos”, acentua Rodrigo Navarro, CEO da RN Logística.
Com capacidade para atender até seis caminhões por hora, o eletroposto de Cajamar tem oito pistolas de recarga, com potência total de 360 kwh, garantindo o abastecimento de modelos leves, médios e pesados.
O hub trabalha com energia 100% renovável, com dois conectores em corrente alternada de 22 kW AC tipo 2 (destinados a todos os modelos de veículos híbridos e 100% elétricos). A projeção da Go Electric é chegar a 20 eletropostos até o fim deste ano.
Raízen e VW
Além da abertura de novos postos de recarga, as empresas perseguem alternativas para facilitar a vida do usuário. É o caso da Raízen Power, que anunciou a oferta de um plano inédito de recarga com condições especiais para clientes da Volkswagen que dirigem ID.4 e ID Buzz.
No programa “Volkswagen Sign & Drive”, os motoristas terão recarga grátis durante os seis primeiros meses, em toda a rede Shell Recharge. A operação é limitada a 120 kWh/mês, o que equivale a uma autonomia de aproximadamente 600 km. Terminado o período gratuito, a mensalidade será de R$ 187.
Caso a cota mensal de 120 kWh seja ultrapassada, o cliente terá desconto de 5% no kWh na Shell Recharge até a data da renovação do plano. A promoção é válida para todos os carregadores da rede e, em breve, a ação também estará disponível para outras empresas.
O plano de assinatura pretende oferecer mais comodidade, conveniência e custo-benefício aos clientes da Volkswagen. Para aderir, acesse a página (https://parcerias. web.app/shellrecharge-volks wagen), preencha para realizar o login, cadastre um cartão e faça a assinatura.
Pelo aplicativo Shell Recharge, o motorista tem acesso a informações detalhadas sobre as estações, como disponibilidade, velocidade de carregamento e tipos de plugues disponíveis, além de traçar rotas até os postos e acompanhar o progresso da carga em tempo real.
“A meta da Raízen é implementar mais de mil pontos de recarga até o fim de 2024, oferecendo várias formas de pagamento para diferentes necessidades dos clientes”, comenta Rafael Rebello, diretor de mobilidade elétrica na Raízen Power.
“A quantidade de veículos elétricos ou híbridos cadastrados na plataforma da 99 está crescendo. Atualmente, são mais de 3.700 automóveis ativos no aplicativo”, Pedro Schaan CEO da Zletric.
O plano pretende oferecer mais comodidade e conveniência aos clientes da Volkswagen. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Mário Sérgio Venditti)