Governo Biden pode flexibilizar regras de adoção de veículos elétricos

InsideEvs

 

Nos últimos anos, o mercado automobilístico americano tem sido pressionado a se tornar significativamente mais elétrico pelas rígidas regras da Agência de Proteção Ambiental (EPA) do governo Biden. Mas agora, depois de meses de pressão das montadoras, concessionárias, sindicatos e do outro lado do corredor político, a Casa Branca pode flexibilizar esse plano que atrairá a ira dos defensores dos elétricos sobre o aquecimento global.

 

Este relatório vem do New York Times citando três autoridades não identificadas que dizem estar familiarizadas com o plano. Os detalhes exatos não são conhecidos, exceto o fato de que um “aumento acentuado” nas vendas de veículos elétricos não seria necessário “até depois de 2030”. Espera-se que as novas regras da EPA sejam finalizadas em breve, informa o Times.

 

Se assim for, o movimento poderá ter efeitos profundos sobre o futuro do setor de veículos elétricos, a capacidade dos Estados Unidos de competir contra uma China elétrica em ascensão e uma conquista política de Biden, que enfrenta uma dura batalha pela reeleição.

 

Do NY Times:

 

A EPA elaborou as regulamentações propostas para que 67% das vendas de carros novos e caminhões leves sejam totalmente elétricos até 2032, em comparação com 7,6% em 2023, o que representa uma reformulação radical do mercado automobilístico americano.

 

Essa continua sendo a meta. Mas, à medida que finalizam as regulamentações, as autoridades do governo estão ajustando o plano para diminuir o ritmo em que os fabricantes de automóveis precisariam cumprir as normas, de modo que as vendas de veículos elétricos aumentariam mais gradualmente até 2030, mas depois teriam que aumentar drasticamente.

 

A mudança no ritmo é uma resposta aos fabricantes de automóveis que dizem que é necessário mais tempo para construir uma rede nacional de estações de recarga e reduzir o custo dos veículos elétricos, e aos sindicatos que querem mais tempo para tentar sindicalizar as novas fábricas de carros elétricos que estão sendo abertas em todo o país, especialmente no Sul.

 

O ano passado foi um marco para as vendas de VEs, representando 7,6% do mercado e vendas recordes de todas as marcas. Mas a taxa de adoção de VEs diminuiu no final do ano, avançando menos rapidamente do que o setor previa. A chamada “desaceleração dos VEs” é muitas vezes exagerada, mas a transição tem sido prejudicada por revendedores de carros combatentes aos EVs, uma rede de recarga pública em grande parte inadequada, intensa oposição política e preocupações sobre como os carros operam de forma diferente dos movidos a gasolina.

 

A transição para os VEs tem sido especialmente complicada para as montadoras, que estão gastando imensas quantias de capital para mudar para carros movidos a bateria e software – e até mesmo para as startups de VEs que enfrentam seus próprios desafios. Além disso, muitos analistas e autoridades do setor afirmam que os veículos elétricos ainda não tiveram o momento de “ruptura” que permitirá que eles se tornem mais baratos para comprar e, ao mesmo tempo, dirijam mais, para atender às necessidades de mais americanos.

 

Mas se o governo Biden de fato recuar em suas metas para 2030, isso levantará sérias questões sobre o futuro de um setor que está passando por sua maior transformação desde a criação da linha de montagem. O ex-presidente Donald Trump, provável oponente de Biden em novembro, prometeu desfazer totalmente essas regulamentações e disse aos apoiadores de veículos elétricos que eles podem “apodrecer no inferno” no último Natal.

 

Inúmeras fábricas de veículos elétricos, fábricas de baterias e centros de fabricação de equipamentos foram construídos ou estão sendo construídos para atender a esse futuro elétrico – com cerca de 200.000 novos empregos e centenas de bilhões de dólares em investimentos. Embora esses investimentos certamente não vão desaparecer, a incerteza sobre um futuro de veículos elétricos não é boa para eles.

 

Além disso, as montadoras chinesas são vistas como uma ameaça existencial para todas as outras empresas de automóveis estabelecidas; até mesmo o CEO da Tesla, Elon Musk, soou o alarme. Essas montadoras, lideradas pela BYD, desenvolveram veículos elétricos altamente avançados e de baixo custo, e muitas estão se preparando para entrar no mercado dos EUA por meio de fábricas mexicanas, a menos que novas restrições as impeçam de entrar. Dar às montadoras um passe, essencialmente, para “desacelerar” os veículos elétricos levanta sérias dúvidas sobre sua capacidade de competir com a China no longo prazo.

 

Por fim, há a questão climática. A corrida para eletrificar o mercado automotivo dos Estados Unidos tem sido um componente fundamental da meta do governo Biden de reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa do país até 2030 e eliminá-las até 2050. Quase todos os especialistas afirmam que a redução dos carros com emissão zero continuará a causar os efeitos mais drásticos e prejudiciais do aquecimento global, algo que o Times repete hoje:

 

Adiar o aumento acentuado das vendas de veículos elétricos para depois de 2030 ainda eliminaria aproximadamente a mesma quantidade de emissões de automóveis que a proposta original até 2055, de acordo com os modelos da EPA. Mas isso significaria que o país continuaria a bombear emissões de automóveis para a atmosfera no curto prazo. Os cientistas afirmam que cada ano conta nos esforços do governo para evitar que o planeta caia em desastres climáticos mais mortais e caros.

 

“O aquecimento será mais rápido se as emissões de transporte dos EUA não diminuírem antes de 2030”, disse James Glynn, pesquisador sênior do Center on Global Energy Policy da Universidade de Columbia.

 

Os cientistas alertaram que, se as temperaturas médias globais aumentarem mais de 1,5 grau Celsius em comparação com os níveis pré-industriais, os seres humanos terão dificuldades para se adaptar a tempestades cada vez mais violentas, inundações, incêndios, ondas de calor e outras perturbações.

 

Mas, se o governo Biden concordar em reduzir suas metas de veículos elétricos, as principais perguntas serão: quanto e o que fazer em vez disso? A forma como o setor automotivo responderá a tudo isso será fundamental para o seu futuro e, em parte, para o futuro do planeta também. (InsideEvs/Patrick George, traduzido por Leo Fortunatti)