Truck & Bus Builder América do Sul
A PepsiCo anunciou a aquisição de seu primeiro caminhão elétrico, um Scania semipesado, com a denominação de P25 6×2, produzido na Suécia, para o serviço de distribuição de produtos no Brasil. O objetivo da parceria estabelecida com a Scania é reduzir a zero as emissões de CO2 em comparação com os caminhões tradicionais movidos a diesel.
Com capacidade para transportar até 23 toneladas, o caminhão P25 6×2 possui autonomia de até 200 quilômetros e será destinado à transportadora Andrade Logística, responsável pela logística da PepsiCo. O programa envolverá também um segundo caminhão elétrico da Scania para integrar suas rotas de distribuição de alimentos.
O empresário Alex Carreteiro, presidente da Pepsico Brasil Alimentos, declarou que a tecnologia elétrica impulsiona a estratégia global de ESG, a PepsiCo Positive (pep+), que busca expandir a frota de veículos com emissões reduzidas e outras soluções ambientais na cadeia de valor da empresa. “É esse compromisso que nos motiva, e a América Latina desempenha um papel crucial em nossas metas globais de ESG”, afirmou.
O modelo da Scania foi trazido ao Brasil a pedido da PepsiCo para testes de desempenho e rotas em sua operação logística interna, abrangendo fábricas e centros de distribuição entre as cidades de Cabreúva, Itu, Valinhos, Indaiatuba e Sorocaba, no estado de São Paulo.
Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Brasil, declarou que a eletrificação é uma jornada complexa, dependente de vários fatores, incluindo infraestrutura, tecnologia e descarte de baterias. “Estamos em uma fase de teste operacional com a PepsiCo e como líderes na transição energética para tecnologias mais sustentáveis no transporte de carga, buscamos constantemente inovar, e essa parceria será crucial para o mercado brasileiro”, afirmou Podgorski.
Frota mais sustentável
A PepsiCo, que já possui uma frota própria com mais de 4 mil veículos, incluindo mais de 160 elétricos ou movidos a GNV, informou que está comprometida com a redução de emissões de CO2. Desde 2020, a empresa integrou os primeiros dez caminhões elétricos em sua frota média e adquiriu 18 unidades movidas a GNV, resultando em uma redução média de 23% nas emissões de CO2 em comparação aos caminhões tradicionais.
A partir de 2023, 20% dos novos caminhões adquiridos pela PepsiCo serão elétricos ou movidos a gás, o que pode reduzir as emissões de CO2 da frota em 30% até 2030. Além disso, a empresa implementou painéis de filmes fotovoltaicos orgânicos em 250 caminhões em 2023, uma pioneira tecnologia no país, contribuindo para a redução das emissões de GEEs em cerca de 7,8 toneladas de CO2 por ano. (Truck & Bus Builder América do Sul)