Estradão
A Scania acaba de vender seu primeiro caminhão elétrico no Brasil para a Pepsico. O grupo norte-americano tem metas de redução de emissões de poluentes no mundo todo. Assim, isso inclui as operações de transporte, inclusive no País. Segundo a Scania trata-se de um semipesado P25 trucado, que vai ser utilizado na área de distribuição.
Assim, o caminhão vai transportar produtos das fábricas da Pepsico aos centros de distribuição da companhia. Há tempos o modelo vinha sendo testado em rotas no interior do Estado de São Paulo. De acordo com a empresa, trata-se de um P25 6×2 fabricado na Suécia. Ou seja, é o modelo revelado na edição de 2022 da IAA Transportation, maior salão do setor de transportes do mundo, que ocorre em Hannover, na Alemanha.
Conforme a Scania, seu motor 100% elétrico gera o equivalente a 310 cv de potência. Além disso, na Europa há pacotes de 5 e 9 baterias, com capacidade de 165 e 300 kWh, respectivamente. Assim, o modelo pode transportar 23 toneladas.
Contudo, com 9 baterias, sua autonomia chega a 250 km. Mas na operação da Pepsico, o modelo rende 200 km de autonomia. Seja como for, a Scania não revelou os dados técnicos do caminhão comprado pela Pepsico no Brasil.
Operação da Pepsico terá outro Scania elétrico
Seja como for, a transportadora Andrade Logística, prestadora de serviço de logística para a PepsiCo, vai receber um segundo caminhão elétrico da Scania. Também para atuar nas rotas de distribuição de alimentos da companhia.
“A tecnologia nos ajuda a impulsionar nossa estratégia global de ESG, chamada PepsiCo Positive (pep+). E buscamos ampliar nossa frota de veículos com modelos que gerem menor emissão de poluentes”, diz o presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, Alex Carreteiro.
A PepsiCo, desde 2019, adquire caminhões movidos a GNV (gás natural veicular) e veículos 100% elétricos no Brasil. Por isso, o Scania P25 foi trazido ao Brasil a pedido da PepsiCo para testes de performance e rotas em sua operação logística interna.
Dessa forma, o caminhão vai operar entre as cidades de Cabreúva, Itu, Valinhos, Indaiatuba e Sorocaba. Todas no estado de São Paulo.
Todavia, a Scania ainda não confirma o início de vendas e fabricação do modelo no País. Mas revela que a iniciativa vai possibilitar o conhecimento necessário para o aprimoramento e adaptação às necessidades locais. Assim, ampliando as soluções da empresa para frotas mais sustentáveis.
“A eletrificação é uma jornada que depende de diversos fatores, especialmente ligados à infraestrutura, tecnologia, descarte de baterias, entre outros. E estamos nesta fase de teste operacional com a PepsiCo. Essa parceria será de suma relevância para o mercado brasileiro”, diz o diretor de vendas de soluções da Scania Brasil, Alex Nucci. (Estradão)