Mais segurança nas operações de veículos comerciais elétricos

Truck & Bus Builder América do Sul

 

Para compreender melhor os produtos e legislação existentes no mundo relativos aos sistemas de supressão de incêndio no mercado de veículos comerciais e, particularmente, no segmento de ônibus elétricos, a T&BB entrevistou os executivos Jonas Bergström, gestor da linha de negócios no segmento de ônibus, e Tommy Carnebo, especialista interno em gestão de risco da Dafo Vehicle Fire Protection A.B., de Tyresö, na Suécia.

 

A Dafo Vehicle Fire Protection AB desenvolve e produz sistemas de detecção e supressão de incêndio para veículos com motores de combustão interna e elétricos, e já forneceu mais de 180.000 sistemas em todo o mundo para veículos comerciais de algumas das principais montadoras europeias (suecas, alemãs e turcas).

 

A empresa tem crescido nos mercados sul-americanos, especificamente nas indústrias de mineração, florestal e de movimentação de materiais, mas a presença no setor de ônibus é ainda pequena.

 

De acordo com Jonas Bergström e Tommy Carnebo, à medida que o número de veículos comerciais elétricos em circulação aumenta em todo o mundo, sobretudo ônibus para o transporte público urbano, surgem novos desafios, porque esses componentes (as baterias) apresentam cenários de risco totalmente diferentes. A atualização da segurança contra incêndios deve ser uma prioridade, para gerir os novos riscos e impulsionar padrões de segurança ainda mais elevados.

 

Isso porque quando as baterias de íon-lítio comumente usadas falham devido a curto-circuito, sobrecarga, altas temperaturas, danos mecânicos e superaquecimento, isso pode causar fuga térmica e liberação de um eletrólito inflamável, o que torna a extinção de incêndio muito difícil, além do rápido aumento do calor e a emissão de muitos gases potencialmente tóxicos.

 

Na visão deles, essa mudança regulatória deverá ocorrer lentamente e, provavelmente será conduzida pelas seguradoras e pelo governo na definição de novos padrões para a proteção contra incêndios de veículos elétricos.

 

De acordo com a Comissão Europeia, estão em curso iniciativas de investigação para melhorar a segurança contra incêndios, uma vez que reconhece os riscos acrescidos envolvidos e o foco na sua mitigação. A Dafo está trabalhando como consultora com a Comissão Europeia neste assunto.

 

Além disso, também não existe legislação que obrigue o treinamento de motoristas de ônibus contra incêndio. Segundo Carnebo, é fundamental que o motorista saiba utilizar as ferramentas de combate a incêndio de bordo.

 

Regulamentação, ou falta dela

 

O mais importante é que, apesar de existirem leis rigorosas que regem a segurança contra incêndios nos ônibus rodoviários que operam nas estradas europeias e da exigência pela União Europeia de sistemas de detecção e supressão de incêndio a bordo, estranhamente não há nenhuma regulamentação específica para os ônibus elétricos.

 

Segundo Bergström, a indústria tem sido historicamente reativa, em vez de proativa. Incêndios podem acontecer, já aconteceram e vão acontecer. Isto ocorreu em Paris há dois anos, quando um ônibus elétrico (Bluebus) operado pela RATP pegou fogo.

 

Embora menos comuns do que os incêndios em motores de combustão tradicionais, as consequências dos incêndios em veículos elétricos podem ser graves. Estes riscos são uma realidade e a indústria moderna deve considerá-los durante o desenvolvimento e produção dos modelos, para fornecer veículos os mais seguros possíveis.

 

Bergström destacou as questões específicas de segurança contra incêndio associadas às baterias de íon-lítio que alimentam ônibus elétricos. Caso as baterias de íon-lítio sejam expostas a calor elevado, falha mecânica, sobrecarga ou sujeitas a danos físicos durante o uso, isso poderá causar um curto-circuito interno. Esse curto-circuito produz então excesso de calor, desencadeando uma reação química dentro das células da bateria e causando um processo denominado fuga térmica. A fuga térmica faz com que a bateria produza ainda mais calor, causando ignição e emissões de gases tóxicos, que em alguns casos podem causar grandes explosões. Uma vez em fuga térmica, uma bateria terá a capacidade de produzir sua própria fonte de oxigênio, aumentando as chamas e reduzindo a eficácia dos métodos tradicionais de supressão de incêndio.

 

Para melhorar a segurança dos veículos comerciais modernos, a Dafo desenvolveu uma solução de supressão para prevenir ou retardar a ocorrência de fuga térmica. Em colaboração com os Institutos de Investigação da Suécia (RISE), a empresa concluiu extensas pesquisas e testes para abordar esses novos riscos que surgem dos veículos elétricos, e criou, ainda em 2020, o Li-IonFire que detecta potenciais falhas, sobreaquecimento e risco de incêndio em baterias de íons de lítio ainda em sua fase inicial.

 

O Li-IonFire é sistema de alerta de incêndio desenvolvido especificamente para veículos elétricos e híbridos que possuem baterias de íons de lítio, que atua fazendo o resfriamento localizado da área/região de risco para evitar a ocorrência da fuga térmica e mitigando o risco de incêndio.

 

Durante o desenvolvimento do Li-IonFire, pesquisas mostraram que o resfriamento pontual era a maneira mais eficaz de suprimir a fuga térmica. Outra descoberta foi que a detecção de “libertação de gases” é mais rápida do que a detecção de calor no caso de baterias de veículos elétricos.

 

O sistema monitora continuamente a bateria em busca de defeitos e, uma vez detectados, ativa um extintor de incêndio interno, integrado ao componente da bateria, que usa um novo agente de supressão, o Forrex EV, para realizar o resfriamento pontual. Esta técnica suprime e evita a fuga térmica, e permite reverter a bateria a um estado seguro.

 

A história de Dafo

 

Com sede em Tyresö, na Suécia, a Dafo tem uma história antiga e relativamente nova. Fundada em 1919 como atacadista de diversos tipos de produtos industriais, a empresa posteriormente se transformou em fabricante de produtos de supressão e prevenção de incêndios. Esta história moderna começou em meados da década de 1970, quando investiu no desenvolvimento de sistemas de proteção contra incêndio para veículos.

 

A entrada da Dafo nesse segmento se deu após a ocorrência de vários incêndios em equipamentos florestais, o que motivou a criação da Associação Sueca de Proteção contra Incêndios, reunindo as companhias de seguros suecas. A Dafo foi convidada a aderir e daí nasceu o seu primeiro sistema de supressão de incêndio. A empresa expandiu sua atuação para outras indústrias, incluindo ônibus, caminhões, mineração e indústrias pesadas.

 

Em 2018, a Dafo Vehicle Fire Protection se separou de sua holding e tornou-se uma entidade separada, atuando exclusivamente no setor de proteção contra incêndio de veículos (CV, mineração, movimentação de materiais e veículos agrícolas). Desde então, lançou serviços de treinamento, manutenção e instalação, como segmentos de apoio ao negócio. O principal acionista é a empresa de investimentos sueca Sobro AB. (Truck & Bus Builder América do Sul)