O Estado de S. Paulo/Mobilidade
As férias de fim de anos estão chegando, e já é hora de programar a viagem de automóvel. Se o planejamento com um carro com motor a combustão é importante, imagine então se ele tem propulsão elétrica.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), cerca de 15 mil novos automóveis 100% elétricos serão emplacados até o fim do ano. Certamente, muitos deles estarão nas estradas nos meses de férias e precisarão de infraestrutura de recarga adequada para completar percursos mais longos.
A boa notícia é que a quantidade de pontos de recarga está crescendo no País. Segundo Davi Bertoncello, CEO da Tupinambá, empresa de mobilidade elétrica que periodicamente faz o balanço do número de estações, o Brasil tem, hoje, 4.300 conectores, 480 deles do tipo DC, ou seja, de carregamento rápido.
“A média é bastante razoável, mas não podemos pensar só no número de carregadores. A questão geográfica é importante”, diz Bertoncello. “A concentração dos equipamentos está nas regiões Sul e Sudeste. A distribuição deveria ser mais homogênea para que o usuário consiga se locomover com maior tranquilidade”, destaca.
Novos eletropostos
Bertoncello revela que o ideal é a malha viária oferecer um carregador DC a cada 100 quilômetros, como já acontece na Rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro.
“Em 2022, o País tinha um ponto de recarga a cada 1.067 quilômetros. Atualmente, essa distância baixou para 445”, afirma. “Nos Estados Unidos e na Europa, essas médias são de 156 e 159 quilômetros, respectivamente.”
As empresas estão investindo para elevar o número de eletropostos. Em agosto, a Go Electric, que oferece soluções para carregamento de veículos híbridos e elétricos, inaugurou dez pistolas de conexão para recarga ultrarrápida no km 236 da Rodovia Anhanguera, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP).
Agora, ela anuncia que investirá R$ 25 milhões para a instalação de mais 19 eletropostos de recarga rápida e ultrarrápida nas várias rodovias brasileiras, em 2024.
O segundo hub será construído em um trevo no município de Cajamar (SP), local que vai favorecer operações logísticas. Com estreia prevista para fevereiro, ele terá a estrutura para atender a oito veículos simultaneamente, em uma área de 120 m2.
Entre capitais
“Avaliamos as carências e os locais com potencial de demanda mais urgente. Cruzamos essas informações para definir onde serão os próximos eletropostos”, diz Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric.
Guastapaglia explica que a escolha da rodovia para a implantação dos postos de recarga segue três passos. “Primeiro, consultamos a concessionária sobre a viabilidade do ponto escolhido. Depois, verificamos a disponibilidade da rede elétrica, que deve estar preparada para os picos de energia. Por fim, o lugar precisa ser seguro para o usuário, com a presença de estabelecimentos comerciais, por exemplo”, enumera.*
Ao levar em conta todos esses aspectos, a Go Electric já identificou as áreas onde erguerá as outras 18 estações ao longo de 2024. “A ideia é melhorar a conexão dos corredores que ligam as grandes capitais”, diz o executivo.
Quem viaja de férias com carro elétrico deve anotar: serão três pontos na Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte (MG); quatro na Dutra e na Carvalho Pinto (sentido Rio de Janeiro); quatro na BR-050, rumo a Brasília (DF); três pontos de São Paulo ao oeste do Paraná (nas regiões de Itu, Bauru e Ourinhos); e outros pontos de Anápolis até Goiânia (GO) e Brasília.
Tecnologia da fórmula E
A Rede Graal e a empresa de tecnologia ABB também estão aumentando a capilaridade dos eletropostos nas estradas. No primeiro semestre, a parceria será responsável pela instalação de 10 estações de recarga e 31 carregadores semirrápidos em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com isso, a Rede Graal vai proporcionar aos usuários de veículos elétricos a conveniência da recarga ultrarrápida, capaz de realimentar a bateria em menos de 30 minutos e a opção de carregar dois veículos simultaneamente, com equipamentos ABB Terra 124CC.
“Essa tecnologia, a mesma usada na Fórmula E, primeiro campeonato mundial de automobilismo totalmente elétrico, estará ao alcance dos motoristas brasileiros”, comemora Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão E-Mobility da ABB. Dessa forma, será cada vez mais seguro fazer as viagens de férias a bordo de um carro elétrico. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Mário Sérgio Venditti)