Motor 1
Em postagem realizada recentemente no X, antigo Twitter, o CEO da Ford, Jim Farley, deixou escapar detalhe importante sobre as próximas tecnologias que serão empregadas nos carros elétricos da marca. Durante troca de mensagens com Elon Musk, chefão da Tesla, Farley revelou que recurso revolucionário já adotado em modelos modernos, como a picape Cybertruck, poderão ser adotados pela oval azul nos próximos anos.
É o caso do sistema elétrico de 48 volts. Nas postagens, Farley revelou que a próxima geração da elétricos da empresa seguirá “caminho semelhante” ao que a Tesla já faz na Cybertruck em relação ao uso dessa arquitetura. O sistema é considerado um dos maiores avanços dos carros elétricos nos últimos anos e proporciona aplicação de vários recursos adicionais nos veículos.
Atualmente, o sistema de 48V ainda não é tão disseminado por conta dos custos. A grande maioria dos fornecedores do setor ainda fabricam componentes para sistemas de 12V (o mais comum) e reclamam que fazer a transição para 48V requer pesados investimentos. A Tesla, sendo uma empresa que produz grande parte do que uso em seus carros, iniciou a migração por conta própria na Cybertruck.
Entre outras vantagens, a arquitetura de 48 volts permite o uso de chicotes elétricos mais finos, mais leves e mais baratos quando comparados à arquitetura de 12V que está em uso desde a década de 1970. Além disso, permite que mais corrente percorra o veículo de modo a ampliar a capacidade de alimentar os componentes.
Na prática, usar um sistema de 48 volts economiza custos de material físico (cobre) e, de quebra, também ajuda a manter o peso baixo. Não por acaso, a Cybertruck pesa menos que a Rivian R1T mesmo sendo maior.
A expectativa é que a novidade seja adotada na próxima geração de elétricos da Ford. Em outra ocasião, a marca disse que seus novos EVs serão ainda mais únicos, simplificados e dedicados. A próxima geração da F-150 Lightning, desenvolvida já sob estes novos parâmetros, chegará ao mercado por volta de 2025. Em 2026, aproximadamente, será a vez do novo Mustang Mach-E. O Explorer EV também seguirá as mesmas diretrizes, assim como inédito SUV EV sucessor do Escape e todos os modelos elétricos que serão lançados pela Lincoln. (Motor 1/Dyogo Fagundes)