Anfavea confirma Salão do Automóvel em 2024

AutoIndústria

 

Já se vão mais de cinco anos do último Salão do Automóvel realizado no São Paulo Expo, na capital paulista, em 2018. A edição de 2020, que já estava comprometida pela resistência das montadoras em gastar com eventos do gênero, acabou efetivamente não ocorrendo por causa do advento da Covid-19 em março daquele ano.

 

De lá para cá muito se falou e muito se publicou sobre a volta ou não do salão do automóvel, seja em novo formato ou no tradicional. O tema até caiu em descrédito após ser divulgada sua volta para o Parque de Exposições do Anhembi em edição que estaria programada para o ano que vem.

 

Questionado sobre o tema durante divulgação do balanço do setor na quinta-feira, 7, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite deu como certa a realização do Salão do Automóvel em 2024, apesar de ainda não haver definições quanto a local e data.

 

“Fizemos eventos importantes em 2023, como o realizado em Brasília sobre o veículo elétrico e a reunião da OICA, a organização mundial dos fabricantes de veículos, em São Paulo. Vimos como o Brasil tem tecnologias relevantes pra apresentar ao mundo e, nessa linha, não temos como não fazer o Salão”, comentou o executivo.

 

O assunto, segundo ele, já foi tema de conversas com CEOs das montadoras locais, que vêm positivamente a volta do salão desde que em novo formato, e também com o vice-presidente e títular do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

 

“A ideia é fazer um grande evento voltado pra tecnologia, a partir do qual poderemos mostrar para o mundo o que temos. Também queremos que os consumidores conheçam a fundo as inovações  por meio de test-drives e outras ações.  Já é certo que será em São Paulo e em novembro”, garantiu Lima Leite.

 

Ele revelou, inclusive, que já está confirmado o apoio da Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com visitas a promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para o setor.

 

Ele lembrou que na última edição, em 2018, foram 900 mil visitantes: “O formato será outro, mas já estamos conversando com diferentes empresas para garantir sua realização em 2024. É importante para o Brasil divulgar seus avanços em eficiência energética, que passam pelos biocombustíveis que temos no País”. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)